Seguro: como negociar bons valores?

Ter um seguro de carro deixou de ser luxo e passou a ser necessidade. Afinal, todos estão sujeitos aos acidentes de trânsito e problemas corriqueiros que possam surgir nos carros.

Mas é na hora de pagar o seguro, o bolso aperta e parece que não vai dar certo. Por isso, para te ajudar a ter um seguro auto e ainda economizar dinheiro, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a negociar bons valores.

Dicas para negociar bons valores

Não tem como fugir do seguro de carro, não é mesmo? Ele é uma garantia para motoristas e passageiros e fornece segurança no dia a dia. Vamos conferir abaixo algumas dicas para pagar barato no seguro.

  • Pesquisa: antes de fechar qualquer negócio faça uma boa pesquisa com todas as seguradoras existentes. E mesmo que seja cansativo, só assim você vai conhecer a proposta de cada uma e escolher a melhor para você.  Se você tem um Chevrolet Onix, por exemplo, veja qual seguradora tem o melhor plano e tente negociar em cima dele ainda.
  • Negocie: depois de encontrar um seguro que atenda às suas necessidades, chegou a hora de negociar. Sim! Mesmo que o preço esteja abaixo da concorrência, sempre é possível negociar. Converse com seu corretor e veja quais condições diferenciadas podem ser oferecidas a você. Obviamente que talvez você não consiga descontos muito expressivos, mas 5% ou 10% já ajudam bastante.
  • Fidelidade: para as seguradoras é interessante que um cliente fique mais tempo com elas, por isso, você pode tentar negociar um valor especial para uma fidelidade de 1 ou 2 anos por exemplo. Apenas tenha certeza, antes de fechar o negócio, de estar optando por algo que realmente seja bom para você.
  • Bônus: assim como em outros tipos de programas, clientes fiéis podem ganhar bônus. No caso dos seguros auto, é possível pechinchar um desconto como bônus por ser um bom cliente e ter os débitos em dia.
  • Pacotes: que tal juntar alguns amigos para fechar o seguro juntos? Não importa se você tem um Hyundai Hb20e ele um outro carro, a questão é que para todas as empresas é interessante fechar vários clientes ao mesmo tempo para ter segurança do dinheiro entrando mensalmente e em troca oferecer um desconto no valor ou um adicional a mais no seguro. Assim todos saem ganhando.
  • Internet: a internet é aliada dos negócios e também pode ajudar na hora de contratar um seguro. Isso porque, algumas seguradoras oferecem descontos especiais para quem comprar online ou ainda para pagamentos realizados em determinada data. Todo desconto é muito bem-vindo, não é mesmo? Só tenha cuidado para acessar sites de empresas confiáveis e sites reais, para não cair numa furada. Na dúvida, ligue para a empresa e confirme o site oficial antes de fechar.
  • Seja um bom motorista: ser um motorista traz benefícios para você e também para o seu bolso. E não só pelo fato de evitar acidentes, mas sim pelo fato de poder barganhar os valores na seguradora. O fato de não ter multas, por exemplo, pode te render algumas bonificações ou alguns descontos especiais.
  • Corretor: já pensou em contratar um corretor para fazer todo esse trabalho de pesquisa para você? Por ser cansativo e demorado, algumas pessoas estão preferindo ter um profissional auxiliando. Assim, ele já traz todas as boas opções para você.

Como é calculado o valor do seguro

A regra é simples: quanto maior o valor do seu automóvel, mais caro será o valor do seguro. Isso acontece, pois caso o seu carro seja roubado ou acidentado e a seguradora precise entrar com dinheiro, o valor que ela terá que desembolsar será maior.

Mas não é somente o valor do carro que é avaliado. Veja abaixo outros pontos que também são olhados na hora de definir o seguro:

  1. Onde o motorista reside: se o motorista mora em uma região com alto índice de criminalidade e violência, com certeza o seguro será maior. E não adianta mentir na documentação, pois caso a informação precise ser confirmada, você terá que apresentar documentos em seu nome. Se o seu imóvel não possui garagem, por exemplo, isso torna ainda mais caro, pois a corretora entende que durante a noite o veículo ficará exposto na rua.
  2. Idade e experiência do motorista: quanto mais novo, mais caro fica. Assim é que funciona o valor do seguro. As empresas entendem que quando mais novo, mais experiente é um motorista, ou seja, ele fica mais exposto a acidentes e infrações.
  3. Histórico de ocorrências e multas: assim como no tópico anterior, o motorista também é avaliado a partir do seu histórico. Se ele tem muitas multas ou já teve a CNH suspensa, por exemplo, por estourar o número de pontos usando seu Renault Sandero, o valor da mensalidade vai subir com certeza.
  4. Finalidade de uso do veículo: se ele for usado apenas como passeio a seguradora entende que terá menos uso e consequentemente pode durar mais. Agora se você usar o veículo diariamente por longas distâncias e precise passar por grandes congestionamentos, as chances de algum problema acontecer no carro ou um pequeno acidente são maiores. E o valor do seguro? Vai lá em cima.

Então, vale a pena mesmo ter um seguro?

Com tantos fatores que são avaliados para definir o valor de um seguro, será que vale a pena pagar mesmo assim? A resposta é sim. O seguro auto vai garantir a você uma assistência caso algo aconteça, como o cuidado necessário com um carrinho coqueluche como é Sandero novo ou mesmo um carro usado.

É como o plano de saúde familiar: pagamos para não usar, mas caso precise, temos ele para contar.  Pense o mesmo com o seguro de carro e encare como um seguro para o seu bem-estar e para o seu bolso. Para o seu bem-estar porque a família fica protegida e para o seu bolso, pois evita gastar muito dinheiro em caso de roubo ou acidentes mais graves.

Agora que você já entendeu como negociar um bom valor para o seguro do seu carro, que tal compartilhar conosco as suas experiências pessoais? Além disso, aproveite para publicar este post nas suas redes sociais e ajudar seus amigos a barganhar os valores de seguro auto. Com certeza eles vão gostar de economizar um pouco, não é mesmo?

Jornal Folha do Litoral (liberação de imprensa)