Pesquisa indica que corretores estão pessimistas

Os corretores de seguros estão pessimistas quanto ao comportamento do mercado nos próximos meses. É o que indica a nova pesquisa realizada pela Fenacor, no final de abril, para calcular o ICSS, indicador mensal que mede o nível de confiança do mercado.

O levantamento revela que apenas 18% dos entrevistados acreditam em crescimento do faturamento do setor. A grande maioria (76%) entende que haverá uma estabilidade e 6% temem pela queda da receita.

Apesar disso, grande parte dos corretores avalia que o cenário econômico ficará melhor (35% dos entrevistados) ou estável (59%) nos próximos seis meses. Somente 6% responderam que o quadro irá piorar.

Já entre os seguradores, 50% projetam um faturamento “melhor” e outros 44% estimam que não haverá mudanças. Na visão de 6% dos seguradores, a receita cairá no próximo semestre.

Quanto ao desempenho da economia brasileira, 18% dos seguradores temem uma retração, 56% apostam na estabilidade e somente 26% projetam crescimento.

PESQUISA. O ICSS é resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

Todo final de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor.

Ao todo, aproximadamente 100 executivos de corretoras, seguradoras e resseguradoras são entrevistados em cada oportunidade.

FONTE: CQCS