Plano emergencial salvou 90% dos itens de Notre-Dame, diz segurador

Vista do altar da Catedral de Notre-Dame, após incêndio atingir o local – 16/04/2019 (Christophe Petit Tesson/Pool/Reuters)

Um dos responsáveis por medir os danos do incêndio na catedral, Michel Honore afirma que perdas não foram tão graves.

Cerca de 90 por cento das relíquias e obras de arte abrigadas na catedral de Notre-Dame de Paris foram salvas do devastador incêndio de segunda-feira, uma vez que planos de emergência para remover os tesouros funcionaram, afirmou importante regulador de seguros nesta quarta-feira.

Michel Honore, diretor de belas-artes da Sedgwick, foi selecionado para a tarefa de identificar qualquer dano ao tesouro da catedral.

O plano de emergência incluiu ordenar os objetos por prioridade para remoção, disse Honore, acrescentando que “o plano em si funcionou perfeitamente e foi seguido ao pé da letra e é por isso que os conteúdos perdidos não são tão graves quanto poderia se temer”.

Ele falou após participar de uma reunião de reguladores – especialistas indicados por seguradoras para investigar pedidos.

Autoridades disseram que funcionários de emergência formaram uma cadeia humana para retirar itens do caminho do fogo durante o incêndio.

Os tesouros da Notre-Dame são compostos por entre mil e 1.200 itens, incluindo metais preciosos, trajes religiosos tradicionais e pinturas. Itens mais modernos incluem um presente do papa João Paulo II.

Fonte: VEJA.com