Bruno Garfinkel fala sobre seu novo desafio de assumir a presidência do conselho da Porto Seguro

Após ser anunciado como novo presidente do conselho de administrativo da Porto Seguro, Bruno Garfinkel em entrevista exclusiva ao CQCS define que seu dia “Foi um dia cheio de emoção”.

Após o anúncio oficial no dia (30/04) de que passa a ocupar a presidência do Conselho de Administração da Porto Seguro.

Bruno Garfinkel está no Conselho de Administração há dois anos, desde março de 2017, quando começou a ser preparado para a sucessão. Ele ingressou na Porto Seguro em 2004 e já atuou como diretor comercial e de sinistro, diretor do Porto Seguro Auto, além de dirigir a Renova Ecopeças.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cursou MBA em Finanças Corporativas pela Boston University.

Ele lembra que estava nos Estados Unidos quando recebeu a ligação do pai o convidando para participar da companhia. “Quando cheguei, pensei que ia participar da estratégia da empresa e ele me disse que não entendia nada de seguro, então comecei na área de atendimento”, recorda.

Bruno diz que foi um período de muita aprendizagem em que pode entender o que querem os clientes. “O que nossos clientes querem é um bom atendimento. Às vezes, a gente quer elaborar um pouco mais, mas percebemos que atender as pessoas com carinho e atenção é o que que faz a diferença”, afirmou.

Jayme Garfinkel está na companhia desde 1972 e tenta minimizar sua importância. “Meu pai era um mito no mercado e hoje falam bem de mim. Isso é normal. É uma compensação pela idade.

O que eu acho e sinto prazer e felicidade, é que passei para os meus filhos o amor pelo negócio e não pelo ter; o amor pelo fazer e isso faz a diferença. Acho que essa foi a grande vitória”, analisa.

O novo presidente do conselho da Porto Seguro, define os últimos 2 anos fora da área executiva como uma oportunidade de ouro. “Pude ficar ao lado dele todo o tempo vendo como ele trabalhava. Cada pequeno problema do corretor era tratado com grau de seriedade. Aprendi a ser mais Jayme e menos bruno”, diz ele.

Jayme disse confiar que os valores que tornaram a Porto Seguro uma das companhias mais importantes do mercado serão preservados. “Era um sonho inimaginável ter uma companhia tão bem, importante, com uma marca reconhecida e fazer essa transição que estamos fazendo, é um momento muito feliz”, definiu.

Ele conta que fazer a transição foi difícil a cada dia. “Claro que a gente quer que o filho assuma uma posição dessa, mas também queremos que seja a pessoa mais indicada. Não é porque é o filho que é a melhor pessoa para estar naquele lugar. Sempre disse que tinha que ser a melhor pessoa”, revela.

Ele diz ainda que os últimos dois anos tendo Bruno a seu lado no conselho foi o período em que mais tiveram contato. “Eu vou sentir falta dessa preparação”, disse o pai.

Do seu lado, Bruno lembra que a chegada ao conselho começou, na verdade, desde que era criança. “Foi todo um processo de articulação”, diz ele ao se lembrar de ver o pai como executivo, pronto para ir trabalhar e falando do trabalho no jantar. “Ele sempre incluía a mim e minha irmã, perguntando o que achávamos, foi incluindo a gente na empresa de maneira informal”, recorda.

Agora, Bruno diz que seu trabalho agora é de dar continuidade. “Estamos começando hoje uma nova fase. Não quero que ele se afaste. Ele tem uma sensibilidade que faz a diferença. Eu tenho que ter personalidade para ser eu mesmo. Talvez eu não chegue nunca a ser desse tamanho”, diz.

O pai, Jayme Garfinkel, com cuidado, mas com confiança diz que sempre estará à disposição de Bruno. “Vou manter uma distância para que as responsabilidades caiam nas costas dele. Quando sente o piano nas costas, tem que carregar”.

Bruno está animado com o novo desafio e diz que ninguém está preparado para esse momento do dia pra noite. “Até hoje foi treino e, agora, a responsabilidade é pra valer.

Tem que ouvir as pessoas, os conselheiros, o corpo executivo da companhia, meus amigos corretores de seguros que me apoiaram e me ajudaram. Todo dia teremos que avaliar qual problema vamos resolver, e resolver um de cada vez”.

FONTE: CQCS | Sueli Santos