Mapfre destaca melhora do Brasil em balanço mundial

A Mapfre divulgou aumento de 5,8%, para € 7,6 bilhões em suas receitas no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período ano anterior. Os prêmios totalizaram € 6,3 bilhões, representando um aumento de 3,3%.

O lucro líquido, por sua vez, ficou em 188 milhões de euros, representando um aumento de 0,6% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior.

Segundo nota do grupo, o aumento é baseado no bom desempenho dos negócios na Espanha, com destaque também para resseguros. Destaca-se também a melhora do lucro em dois dos principais mercados do grupo, como Brasil e Estados Unidos, bem como melhorias no México, Chile, Peru e República Dominicana. O índice combinado do grupo melhorou 0,6 ponto percentual, situando-se em 95,9% no final de março.

O patrimônio líquido ficou em 9,5 bilhões de euros, 3,8% a mais que no final de dezembro de 2018, enquanto os recursos próprios somaram 8,2 bilhões de euros, 3,5% a mais do que três meses antes. O total de ativos, por sua vez, cresceu 5,9% no trimestre, atingindo 71,2 bilhões de euros.

Os investimentos do grupo ascenderam a 51,7 bilhões de euros, o que representa um crescimento de 5,1% face ao final de dezembro de 2018. 55,1% destes investimentos correspondem a dívida soberana, enquanto 17,8% são investimentos em renda fixa corporativa e 7,7% em renda variável e fundos de investimento.

O segmento de seguros obteve prêmios de 5,3 bilhões de euros entre janeiro e março deste ano, 2,9% a mais que no mesmo período do ano anterior. A Região Ibérica (Espanha e Portugal) respondem por 2,5 bilhões de euros, com um crescimento de 7,8% e um resultado de 120 milhões de euros (+ 1,5%).

Na Espanha, os prêmios aumentaram 7,9%, para 2,4 bilhões de euros, em comparação com um crescimento de mercado de 1,1%, superando o setor em Vida e Não-Vida.

Seguro auto representa volume de prêmios de 548 milhões de euros e crescimento de 2,6% (frente a um aumento de 1,93% no setor), especialmente no segmento de pessoas físicas (+ 2,4%) e frotas (+ 6,7%). No final de março, o número de veículos segurados era de 5,7 milhões, quase 135 mil a mais do que em março do ano anterior.

O volume de negócios de seguros gerais aumentou 4,4%, para 646 milhões de euros, destacando-se o bom desempenho do Home, que cresceu 4,7% (8 décimos a mais do que o sector), e as comunidades, com um crescimento de 8,1% (5 pontos percentuais acima do crescimento do setor).

Na área de Saúde e Acidentes, os prêmios atingiram 584 milhões de euros, número que reflete um aumento de 4,8% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior.

Os negócios da Mapfre Vida somaram 665 milhões de euros, 20,4% a mais que no mesmo período do ano anterior, com bom desempenho tanto no canal agente quanto no canal bancário.

Os prêmios para o mês de março da antiga BMN estão incluídos pela primeira vez, por um valor combinado de 3,7 milhões de euros. Os ativos dos fundos de investimento cresceram 6% face a dezembro de 2018, para 3.432 milhões de euros, enquanto os dos fundos de pensões aumentaram 4,3% para os 5.087 milhões de euros.

Na América do Norte os prêmios avançaram 10,6%, para 404 milhões de euros, impulsionados pela valorização das moedas da região e pelo bom desempenho dos negócios no México e na República Dominicana.

Os prêmios de Resseguro totalizaram 1,5 bilhão de euros, aumento de 10,6%. Este valor inclui os prêmios do negócio Global Risks (247 milhões de euros), que foi integrado à Mapfre Re. O resultado líquido da Mapfre Re foi de 52 milhões de euros (-26,7%), afetado pelo aumento da sinistralidade nos principais riscos no primeiro trimestre deste ano.

As receitas da unidade de Assistência aumentaram 4,2% para 254 milhões de euros, impulsionadas pelo negócio de seguros de viagem, que cresceu 6%, e pelo negócio de riscos especiais no Reino Unido.

Brasil – A operação no Brasil encerrou o primeiro trimestre deste ano com um volume de prêmios de 967 milhões de euros (-4,6%). Essa redução foi motivada pela depreciação do real (6,7%), uma vez que, em moeda local, a emissão total de prêmios aumentou 2,3%.

O negócio de vida do canal Banco do Brasil cresceu 33% em reais. Em relação aos negócios da Mapfre Seguros, o volume de negócios foi reduzido em 14,5% devido ao maior controle técnico nos ramos de automóvel e de seguros gerais, além do reposicionamento das tarifas.

Essa estratégia permitiu reduzir o índice combinado no segmento de carros em 10 pontos percentuais no último ano. O resultado desta área regional aumentou em 68,4%, para 24 milhões de euros, graças à evolução favorável do negócio automóvel.

A carteira de Grandes Riscos também apresentou crescimento em quase todos os setores. Os mais relevantes foram Responsabilidade Civil com 706,7% e evolução de R$ 24 milhões, Cascos com 263,9% e evolução de R$ 18 milhões. Já o segmento Empresarial apresentou crescimento de 31,3% (R$ 4,9 milhões).

“O Brasil é estratégico para os negócios da companhia e um dos mercados com maior potencial de crescimento no setor de seguros. Para alcançar nosso objetivo de avançar em market share, com rentabilidade, vamos manter o foco na melhoria da eficiência operacional, em diversificar cada vez mais nossos produtos de acordo com as necessidades do consumidor e em difundir a cultura do seguro. Estamos preparando a Mapfre para novos tempos no país”, define o CEO da Mapfre Brasil, Fernando Pérez-Serrabona.

FONTE: Sonho Seguro