Abertura do 1º CONGRECOR frisa valor da força institucional para o mercado de seguros

O poder da força institucional do mercado de seguros e seus entes e a luta contra o mercado marginal deram o tom da abertura do 1º CONGRECOR, na tarde desta quinta-feira, 2, em Uberlândia.

A mesa de abertura do congresso contou com os representantes dos Sincors de MT, MS, GO, DF e MG e foi inaugurada por Maria Filomena Branquinho, presidente do Sincor-MG e anfitriã do evento, que falaram para um público que lotou o auditório do Center Convention de Uberlândia.

“Hoje é uma data histórica, pois estamos dando início ao 1º CONGRECOR, seguindo à determinação da Fenacor de regionalizar a organização dos corretores de seguros por meio dos Sincors”, destacou Maria Filomena Branquinho. “O congresso é oportunidade de troca de experiências, que deve ser um dos focos de atuação do profissional do seguro para se manter relevante, em consonância com os desafios e as potencialidades do nosso setor, um dos poucos que se manteve em expansão no País, mesmo nos momentos de forte crise econômica”, frisou a presidente do Sincor-MG, agradecendo o empenho dos Sincor’s da Região Centro-Oeste e Minas para a organização do evento.

Maria Filomena Branquinho destacou, ainda, que foi a união da categoria, por meio dos Sinco’rs de todo o Brasil, que garantiu conquistas importantes para o setor, como a inclusão dos corretores de seguros no Simples Nacional, acordos coletivos e projetos contra o mercado marginal.

“Não poderia deixar de falar que temos um anjo em Brasília, que tem lutado pela classe ativamente”, frisou, referindo-se ao presidente do SINCOR-GO e deputado federal Lucas Vergilio, já em seu segundo mandato.

Na abertura do evento, o parlamentar chamou a atenção sobre como o envolvimento da categoria tem sido essencial no ganho de benefícios para o setor. “Tivemos a vitória em relação ao Super Simples, e temos projetos ainda em andamento na Câmara Federal, como a criação do SOAT e o PLP 519, de combate ao mercado marginal”, lembrou o deputado.

“No entanto, nós, os corretores de seguros, estamos sozinhos nessa luta contra as associações de proteção veicular — e Minas Gerais foi um dos primeiros a sofrer mais intensamente a ação do mercado marginal.

É preciso que as seguradoras e suas entidades representativas discutam esse problema conosco. Somente esse diálogo e união vão nos dar uma saída moral, ética e legal para esse problema tão grave”, afirmou o deputado, referindo-se ao presidente da CNseg, presente à mesa, Márcio Coriolano.

O presidente da Fenacor, Armando Vergilio, que nasceu em Uberlândia e foi criado em Goiás, lembrou que o CONGRECOR é resultado de um processo de regionalização incentivado pela Fenacor. “O congresso significa muito para o fortalecimento de instituições como os Sincor’s.

Todas estas conquistas citadas aqui só foram possíveis graças ao trabalho conjunto dos Sincor’s, Fenacor e também das entidades que representam as seguradoras”, disse Armando Vergilio.

“Agora precisamos nos unir todos para conseguir vencer um inimigo em comum, o mercado marginal, que começou com a proteção veicular e já está contaminando outros segmentos, como o patrimonial e vida. É preciso uma verdadeira cruzada”, alertou o presidente da Fenacor.

Também integraram a mesa de abertura do 1º CONGRECOR os presidentes dos Sincor’s de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, além do presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar.

Com o tema Inovação, Negócios e Oportunidades, o 1º CONGRECOR prossegue na sexta, 03, no Center Convention. A feira de exposição e negócios, que teve início hoje, 2, às 13h, continuará na sexta durante todo o dia.

Na programação do segundo dia do evento haverá mesa redonda com o presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (FENACOR), Armando Vergílio dos Santos Junior; presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar, e o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Marcio Coriolano.

Em seguida, às 10h30, no mesmo local, é a vez do Painel Inovação e Desafios no Mercado de Seguros, que contará com a participação dos presidentes das maiores seguradoras que atuam no País.

À tarde, às 14h30, o consultor Silvio Eduardo Andrade ministra a palestra A velocidade da transformação e os caminhos para inovar. Às 16h30, profissionais que são exemplos de empreendedorismo em seguros no País falam sobre suas experiências no painel Cases de Sucesso.

Entre os convidados deste painel destacam-se Duilly Cicarini, da Velo Seguros, a primeira corretora de seguros especializada em bicicletas no Brasil; Bóris Ber, da Asteca Seguros e vice-presidente do Sincor-SP, e Rogério Araújo, da TGL Consultoria.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CONGRECOR | Ampli Comunicação