Palestra de Mirian Goldenberg “A invenção de uma bela velhice” vai mexer com as participantes do 11º Encontro Estadual Feminino

A programação de palestras do 11º Encontro Estadual de Corretoras de Seguros terá a participação da antropóloga Mirian Goldenberg que falará sobre as mudanças das representações, significados, desejos, medos, comportamentos, discursos e valores dos homens e das mulheres a respeito da felicidade e do envelhecimento na cultura brasileira. Ela prevê:

– A partir de uma nova realidade sobre o envelhecimento no Brasil, iremos refletir sobre os estereótipos e preconceitos associados aos corpos de mulheres e homens mais velhos, mostrando a importância da liberdade, do prazer e do cuidado em todas as fases da vida.

A palestra buscará debater questões que surgiram em 30 anos de pesquisas antropológicas realizadas no Brasil com 5.000 mulheres e homens, de 18 a 98 anos, em comparação com dados levantados em outras culturas. Mirian acrescenta:

– Pretende-se compreender as diferenças entre visões, comportamentos e valores de mulheres e homens, de diferentes gerações, destacando-se a importância da felicidade e da liberdade no envelhecimento.

Também será aprofundada a discussão sobre a distância entre o discurso e o comportamento efetivo de mulheres e homens, destacando-se o valor dos projetos de vida, do tempo, da aposentadoria, da saúde, da atividade, da qualidade de vida entre outras questões:

– A partir de uma nova realidade sobre o envelhecimento no Brasil, iremos refletir sobre a construção de novos corpos e comportamentos em todas as fases da vida e a importância do combate aos preconceitos, estereótipos, medos, solidão, depressão entre outras questões – encerra Mirian.

QUEM É MIRIAN GOLDENBERG

Professora Titular do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Colunista do jornal Folha de S Paulo, desde 2010.

Pós-Doutorado “Envelhecimento e Felicidade” (IVIG/COPPE/UFRJ)

Autora dos livros: A bela velhice, Coroas, Corpo, envelhecimento e felicidade, Velho é lindo!, A Outra, Toda mulher é meio Leila Diniz, A arte de pesquisar, Os novos desejos, Nu & Vestido, De perto ninguém é normal, Infiel: notas de uma antropóloga, O corpo como capital, Noites de Insônia: cartas de uma antropóloga a um jovem pesquisador, Por que homens e mulheres traem?, Intimidade, Tudo o que você não queria saber sobre sexo, Homem não chora. Mulher não ri, SeXo, Por que os homens preferem as mulheres mais velhas?

Assista à uma “amostra grátis” da palestra de Mirian Goldenberg. Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=CRos__CXTUo

FONTE: SINCOR RS