DetranRS orienta candidatos surdos no Dia Nacional de LIBRAS

Atendimento em LIBRAS é garantido em todas as etapas do processo de habilitação de condutores.

Neste 24 de abril,  data em que se comemora o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o DetranRS traz uma série de orientações para pessoas surdas que buscam a sua Carteira Nacional de Habilitação. O atendimento em LIBRAS é garantido em todas as etapas do processo de habilitação de condutores, desde as aulas até as provas.

Candidatos surdos ou com deficiência auditiva podem se candidatar à primeira habilitação nas categorias A e B, ou à Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).  Após o atendimento no Centro de Formação de Condutores (CFC), o candidato passará pelos exames de aptidão física e mental. Nesta etapa, tanto o médico quanto o psicólogo perito poderão permitir a intermediação de intérprete durante a realização da perícia.

Nas aulas teóricas e de simulador de direção, o candidato surdo deverá, necessariamente, estar acompanhado por intérprete de Libras profissional ou familiar. Caso o candidato opte por intérprete profissional, a responsabilidade pelo contato será do Centro de Formação de Condutores dentro do rol de intérpretes credenciados pelo DetranRS. Nas aulas práticas, o candidato surdo deverá ser, preferencialmente, atendido por instrutor de trânsito com conhecimento de LIBRAS.

Na etapa do exame teórico, o candidato surdo poderá solicitar o acompanhamento integral de um servidor do DetranRS com LIBRAS. Ao optar por não ser acompanhado por servidor, o candidato poderá ser auxiliado por intérprete familiar ou profissional somente durante a identificação e as orientações iniciais e finais.

Durante a prova prática, o candidato também poderá requerer o acompanhamento integral de um examinador de trânsito com LIBRAS. No entanto, neste caso, não será permitida a intermediação de intérprete familiar, instrutor de trânsito capacitado em LIBRAS ou qualquer outro profissional.

Dicionário

Como a LIBRAS possui variações regionais, o DetranRS disponibiliza, em seu site, um dicionário, onde padroniza os sinais relacionados a trânsito utilizados nas provas para Carteira Nacional de Habilitação. Devido ao dinamismo da língua de sinais, o dicionário requer uma atualização constante. Em breve, a Autarquia disponibilizará uma nova edição do Dicionário de LIBRAS.

Fonte: Detran RS