Seguro rural aumenta despesas, mas dá tranquilidade ao produtor

O produtor rural faz o maior esforço para a lavoura se desenvolver, mas certos imprevistos podem comprometer tudo. Algumas ameaças são causadas pelo clima. Roberto Ferrari sabe bem disso. Ele trabalha no campo há 60 anos e, cauteloso, não fica sem seguro rural.

Ele conta que já perdeu toda a safra no passado e que ficou em uma situação difícil. Hoje em dia, prefere a tranquilidade de contar com o seguro.

Roberto tem 500 pés de caqui e oito mil de uva. Todos os frutos estão assegurados. Assim como qualquer bem valioso, se a colheita for prejudicada, o agricultor receberá uma indenização da seguradora.

O agrônomo José Eduardo Pereira, que trabalha na Casa da Agricultura de Itatiba (SP), explica que o valor do seguro varia de acordo com a cultura e pode ficar caro para algumas plantações.

Por isso, hoje em dia, há subsídios oferecidos pelos governos federal, estadual e de alguns municípios.

O subsídio significa que os governos bancam parte do valor que o agricultor teria que pagar sozinho à seguradora.

No caso de uma plantação de caqui, por exemplo, com 1,5 hectares de área cultivada, o seguro sairia, em média, por R$ 6,5 mil. O governo federal arcaria com 35% do valor, ou seja, R$ 2.275.

O governo estadual ainda ajuda com 32,5%, um abatimento de R$ 2.112,50. E, se o produtor for de Itatiba, pode ter um retorno de 40% do valor que restou, um reembolso de R$ 845. No final, o seguro sairia por R$ 1.267,50.

O valor do seguro é calculado por peritos. Eles visitam as propriedades rurais, tanto na hora de contratar o serviço quanto no momento de acionar o seguro. O perito observa o fruto, analisa a plantação quadra por quadra e faz a contagem para dimensionar o prejuízo.

O seguro rural é a garantia que o produtor terá ao menos o retorno do que investiu na lavoura, como aconteceu com Luciano Tofanin. O agricultor tem cinco mil pés de caqui.

O excesso de chuva e o granizo estragaram 95% das frutas. Ele diz que o seguro vai amenizar o prejuízo. O valor não seria o mesmo que conseguiria com a venda, mas irá cobrir os custos de produção.

Fonte G1 I Revista Cobertura