Seguradoras ficam sem acesso direto a dados de saúde

A proposta que o PSD apresentou ao grupo de trabalho criado para discutir o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), que permitia que hospitais ou outros agentes ligados à saúde pudessem fornecer diretamente às seguradoras as informações de saúde dos clientes, não recebeu apoio de mais nenhum partido.

As seguradoras vão ter de continuar a solicitar e garantir o consentimento de potenciais clientes para acederem a dados de saúde no âmbito dos contratos de seguros, avança o “Jornal de Negócios” esta sexta-feira.

A proposta que o PSD apresentou ao grupo de trabalho criado para discutir o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), que permitia que hospitais ou outros agentes ligados à saúde pudessem fornecer diretamente às seguradoras as informações de saúde dos clientes, não recebeu apoio de mais nenhum partido e vai cair.

O PSD alegava a existência de um “interesse público importante” na partilha de dados e defendia a partilha destes sempre que fosse necessário para fins de contratação e gestão do contrato de seguro, incluindo para “avaliação inicial do risco”.

O texto final que será votado no Parlamento foi já alvo de uma votação indiciária, devendo ainda ser confirmado em comissão, mas neste aspeto a opção dos deputados foi manter, com alguns ajustes, a proposta inicial do Governo, disse a deputada do PSD Andreia Neto, coordenadora do grupo de trabalho, ao matutino.

Fonte: Expresso