Deputado faz alerta sobre uma das principais lideranças da proteção veicular estar envolvida em extração ilegal de diamantes

O deputado Lucas Vergilio (SD-GO) voltou ao plenário da Câmara na sessão desta quarta-feira (17/04) para fazer novo pronunciamento contra as associações de proteção veicular.

Ele reafirmou o alerta à sociedade e ao Congresso Nacional de que a proteção veicular atua irregularmente e se transveste de seguro para iludir incautos, comercializando algo que “não é regulamentado, não oferece garantias e que vem sendo alvo de sucessivas ações da Polícia Federal em diferentes regiões do Brasil”.

O parlamentar lembrou, inclusive, que uma das lideranças desse segmento, o advogado Raul Canal – presidente da Agência de Autorregulamentação das Associações de Proteção Veicular e Patrimonial (AAAPV) – está sendo investigado pela Polícia Federal por envolvimento na extração ilegal e na venda de diamantes do garimpo de Lage, na reserva dos índios Cinta Larga.

“Essa notícia não nos surpreende. Ele lidera segmento que, em relação ao seguro, pode ser considerado uma espécie de zircônia, aquela pedra sintética produzida em laboratório, tida como a imitação mais popular de um diamante. A princípio, até tem certo brilho, mas é de baixíssimo valor. ”, comparou Lucas Vergilio.

O deputado salientou ainda que a diferença entre a zircônia e a proteção veicular é que o consumidor que opta pela pedra sintética sabe que está adquirindo algo de baixo valor, que não tem a resistência e a qualidade do diamante e que, com o uso, vai acumulando riscos e se tornando cada vez menos brilhante e, em pouco tempo, perde todo o brilho e utilidade.

“Já aquele que contrata a proteção veicular é iludido e instado a acreditar que estará de fato protegido por algo de valor que não vai se alterar com o tempo, principalmente na ocorrência de um sinistro, quando tem o seu patrimônio roubado ou danificado em um acidente no trânsito”, observou.

Ele conclamou as autoridades a agirem com extremo rigor para evitar que a população brasileira continue correndo o risco “de perder o seu maior diamante, o seu patrimônio tão arduamente conquistado, em razão da extração irregular praticada por garimpeiros ilegais, que se espalham por todo o Brasil, atuando totalmente a margem da lei”.

Por fim, Lucas Vergilio advertiu que os deputados não podem permitir que as finanças pessoais e o patrimônio dos brasileiros permaneçam ameaçados por “esse canal de zircônia que é a proteção veicular”.

Fonte: CQCS