Volvo lança ideias inovadoras para mercado o automobilístico

Todo mundo sabe que álcool e direção não se misturam. Mas mesmo com ações educativas e fiscalizações, alguns motoristas ainda insistem em cometer essa infração, causando graves ocorrências no trânsito.

Dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que acidentes causados pela ingestão de álcool antes de pegar a estrada ultrapassaram as 5 mil ocorrências, ficando em 4º lugar no ranking da PRF.

Pensando em ajudar a mudar essa realidade, a Volvo se coloca novamente como pioneira do mercado automobilístico. Acompanhe o nosso post para saber mais sobre essa iniciativa

Sensores contra os embriagados

Conhecida por ser a primeira montadora a introduzir o cinto de segurança de três pontos, a Volvo mantém a sua reputação de montadora que coloca a segurança em primeiro lugar surpreendendo ao falar sobre os planos para as próximas décadas.

O grande destaque é para o projeto de instalar câmeras e sensores nos carros para monitorar sinais de consumo de álcool ou momentos de distração dos motoristas. A previsão é que a instalação dos dispositivos comece no início do próximo ano.

A ideia foi apresentada em uma entrevista em Gotemburgo, na Suécia, e inclui a emissão de sinais de alerta ao primeiro sinal de embriaguez ou de ações descuidadas na direção. Caso o motorista não obedeça aos avisos, o carro terá autonomia para limitar a velocidade, alertar a necessidade de assistência e até estacionar o carro para que o pior não aconteça.

Referência em segurança

A montadora sueca é realmente uma referência quando o assunto é segurança no trânsito. Há 30 anos, a Volvo iniciou o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira para um trânsito mais seguro, a partir de uma visão de Zero Acidentes.

É isso aí pessoal! O grupo tem o objetivo de atingir o patamar de zero acidentes envolvendo veículos Volvo. Outra iniciativa de destaque foi a produção do Atlas da Acidentalidade, uma publicação que reúne informações sobre acidentes em rodovias, utilizado como subsídio para gerenciar riscos de viagens.

A gente espera que cada vez mais montadoras sigam esse exemplo e implementem em seus veículos dispositivos capazes de oferecer mais segurança no trânsito.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito