Seguradora muda estratégia para seduzir os millennials

As discussões sobre a reforma da previdência vêm fazendo com que as seguradoras passem a prestar mais atenção na geração Y, o grupo etário que tem entre 25 e 40 anos e não demonstra interesse quando o assunto é economizar.

O Valor Econômico afirma que com o advento das discussões sobre a reforma da previdência, essa parcela da população vem mudando a postura no que diz respeito ao pensamento sobre o futuro. “A geração Y possui uma visão holística, valoriza bastante as experiências e não necessariamente mede o sucesso pela conquista de bens materiais”, diz Marcelo Rosseti, superintendente executivo da Bradesco Vida e Previdência ao site.

Para tratar diretamente com os millennials, o Bradesco Seguros resolveu mudar sua abordagem “Passamos a ‘vender’ a previdência privada como uma alternativa de investimento de médio e longo prazo visando acumular recursos que possibilitam atingir objetivos diversos e não apenas aposentadoria”, diz.

Os valores investidos podem ser usados de diversas formas, para um intercâmbio de estudos, para realização de longas viagens, para a compra da tão sonhada casa própria, ou para a chegada de um filho.

“O público millennial começa a se conscientizar mais cedo da necessidade de uma poupança, seguindo os desafios da Previdência pública e a necessidade de uma complementação”, diz Rafael Caetano, diretor e marketing e canais da Icatu Seguros. “Esse público passou a ver como necessária uma complementação da previdência privada, o que explica essa busca rápida por alternativas”, conta ao site.

O Valor também informa que para confirmar essa afirmativa, os dados da Icatu Seguros apontam que no acumulado dos últimos três anos a carteira de clientes nessa faixa cresceu, em média, 83%, e já representa 27% do total. “Para 2019 a projeção é crescer mais 50% nessa categoria”, prevê.

“Embora sejam imediatistas, os jovens dessa geração entendem que grande parte de suas realizações envolve dinheiro, seja ela a conquista do carro, casa própria ou viagem dos sonhos”, disse Patrícia Costa, gerente de desenvolvimento de produtos da Mongeral, ao Valor Econômico

A Mongeral registra alta média anual de 10% na contratação do produto desde 2014.

A Mapfre Seguros também registrou uma alta no interesse do público jovem na previdência após o aumento dos debates sobre o assunto. O interesse ficou evidente do final do ano passado para cá”, diz André Serebrinic, diretor de Vida, Previdência, Capitalização e Saúde da Mapfre. “E o avanço vai depender do formato da reforma que for aprovada”, acredita.

FONTE: CQCS | Carla Boaventura