DetranRS qualifica instrutores de trânsito para educação de adultos

Atividade no CFC Restinga, em Porto Alegre – Foto: Arquivo DetranRS.

Fundamentos e técnicas de andragogia (pedagogia voltada para adultos) estão sendo utilizados pelo Detran para qualificar o processo de habilitação dos condutores no Rio Grande do Sul. Cerca de cinco mil instrutores teóricos e práticos devem passar pelos grupos de estudos da autarquia focados na formação de novos condutores.

A demanda do Centro de Formação de Condutores Êxito, de Guaporé, motivou o desenvolvimento de um projeto mais amplo.

Após o piloto realizado ainda no ano passado, a equipe de pedagogos da Divisão de Habilitação do Detran estruturou uma atividade a ser realizada em todos os 267 Centros de Formação de Condutores do estado.

“O objetivo é apresentar os conceitos de andragogia em ambiente colaborativo de estudos, estimulando a reflexão sobre a importância da atuação do instrutor e as estratégias de ensino que devem utilizar”, explica Jonas Bays, chefe da Divisão de Habilitação de Condutores.

O projeto começou em Porto Alegre, onde já foram realizados dois encontros. Estão previstos para este ano mais dois encontros em março, quatro em abril, sete em maio, seis em junho, sete em julho e seis em agosto, abarcando todos os CFCs da cidade ainda em 2019.

Fonte: DetranRS