Mulheres aprenderam sobre elétrica residencial básica em evento do SINDSEGRS

No último dia 8 de março se comemorou o Dia Internacional da Mulher. Para marcar a data, o Sindicato das Seguradoras do RS (SINDSEGRS) ofereceu uma oficina gratuita de elétrica residencial básica para mulheres no último sábado (23). “Sempre se fala que lugar de mulher é onde ela quiser, então resolvemos praticar isso. Abrimos para o público em geral as inscrições e ficamos muito surpresos positivamente com a procura e o interesse”, afirma o Presidente.

As 13 mulheres que compareceram na sede do Sindicato puderam entender um pouco sobre os circuitos elétricos, aprender sobre cuidados básicos na hora de fazer manutenções e ainda puderam praticar os conhecimentos adquiridos montando sua própria extensão ou luminária. “Nossa ideia não é que elas saiam como técnicas em elétrica, mas sim empoderar estas mulheres.

Queremos que elas possam identificar eventuais problemas e consertá-los ou acompanhar e questionar a manutenção feita por terceiros”, explicou a professora, Aline Moraes.

“Procurei a oficina para poder me virar sozinha e não depender de ninguém. Que eu possa fazer o que tenho vontade de fazer, já tenho várias ideias de projetos”, afirmou uma das participantes, Miria Pirillo Betim. “No nosso dia a dia são tantas pequenas coisinhas que tem na nossa casa para arrumar e fazer e que muitas vezes é uma besteira, mas tem que chamar um técnico. Muitas vezes ele demora pra te atender, cobra uma fortuna, chega lá e resolve em 5 minutos”, disse outra participante, Emanula Krieger.

A oficina foi ministrada pela Diosa – mão de obra feminina, empresa de intermediação de serviços prestados por mão de obra feminina na área de consertos e reformas residenciais. “Além de abrirmos oportunidades de trabalho para mulheres em atividades predominantemente masculinas, oferecemos uma série de cursos que tem este objetivo de empoderar as mulheres e desmistificar que elas não são capazes de desempenhar algumas funções e fazerem pequenos reparos”, afirma a CEO da empresa, Maira Peres.