Como declarar plano de previdência à Receita Federal

Desde o último dia 7, é possível fazer a Declaração de Imposto de Renda Ano Base 2018. A BrasilPrev elaborou um guia com as principais dicas para aqueles que possuem um plano de previdência, já que é preciso ficar atento para alguns detalhes e cuidados. Atenção: o prazo se encerra em 30 de abril.

O superintendente de Produtos da empresa, Sandro Bonfim fala da principal dúvida dos participantes: onde e como lançar o PGBL e o VGBL. “Quem possui um VGBL deve informar o montante de contribuições feitas até o final do ano base na ficha de Relação de Bens e Direitos (código 97).

Os rendimentos não devem ser incluídos; por isso use sempre o valor informado no Informe de Rendimentos enviado pela empresa de previdência. Já o PGBL traz um diferencial para quem declara no modelo Completo e também contribui para o INSS ou regimes próprios de previdência.

Neste caso, pode deduzir as contribuições da base de cálculo do IR até o limite de 12% da renda bruta anual tributável, sendo que no momento do usufruto do benefício ou do resgate o IR incide sobre a totalidade (contribuições mais rendimentos). Este plano deve ser mencionado na ficha de Pagamentos e Doações Efetuadas (código 36) ”.

Abaixo, as principais dicas para fazer a declaração:

https://i0.wp.com/www.revistaapolice.com.br/wp-content/uploads/2019/03/image001.jpg?w=644&ssl=1

Abaixo alguns links que também podem ajudar:

Site da Receita Federal – Para saber todos os casos de quem deve fazer declaração, clique aqui. http://receita.economia.gov.br/

Perguntas e Respostas IRPF 2019 – Para acessar as respostas das dúvidas mais frequentes, clique aqui.

http://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2019/perguntao/perguntas-e-respostas-irpf-2019.pdf

Fonte: Revista Apólice