Fundação Thiago Gonzaga apresenta “Sou Boa no Volante”

Mais do que homenagens, o mês dedicado às mulheres é uma oportunidade para todos refletirem sobre o seu papel na defesa por um mundo mais amoroso e sem violência. Para a Fundação Thiago Gonzaga, as mulheres são grandes aliadas na busca por um trânsito mais humano e seguro.

As estatísticas mostram que a direção feminina é mais consciente: conforme o Detran-RS, apenas 27% das infrações registradas em 2018 foram cometidas por mulheres. Além disso, 91,2% dos motoristas que se envolveram em acidentes com mortes no ano passado no Estado eram homens.

Esses dados demonstram que a postura feminina ao volante é mais responsável e prudente com a vida. Por isso, o velho ditado “mulher no volante, perigo constante” não tem sentido.

Para desmistificar essa imagem equivocada sobre as mulheres motoristas, a Fundação convidou 20 personalidades gaúchas para posarem em frente às lentes de fotógrafos renomados como Eurico Salis, Fernando Bueno, Fernando Dias, Nilton Santolin, Priscila Costa e Tadeu Vilani.

Além disso, elas compartilharam histórias da sua relação com o trânsito e o automóvel. O resultado é a exposição “Sou Boa no Volante”, realizada com o apoio do Sindseg-RS, da Uber e do Praia de Belas.

Estas mulheres representam milhares de outras nas mais diversas profissões: a empreendedora, Ana Lúcia Schweitzer; a deputada Any Ortiz; as jornalistas Cris Barth, Cris Silva e Cristina Ranzolin; a pilota de automobilismo Cristina Rosito; a professora Dora Maria Weck; a cineasta Flávia Moraes; a escritora e socióloga Hilda Simões Lopes; a motorista carreteira Ildaiane Inês da Paixão; a empreendedora e influenciadora digital Laura Bier; a jornalista Magda Beatriz; a motorista da Uber Maiza Fiorin; a ex-técnica de futebol, hoje motorista e chefe de operações da Carris, Maria Ivete Gallas; a promotora de justiça e presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Martha Beltrame; a presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Mônica Leal; a chefe da Polícia Civil do RS, Nadine Anflor; a escritora Paula Taitelbaum; a cantora e apresentadora Shana Müller, e a atriz Tainá Müller. Para fechar esse grande time de motoristas amigas da vida, a Fundação presta uma homenagem a Eva Sopher, que participou da primeira edição do evento, realizada em 2005.

“Nós mulheres temos um grande desafio pela frente: o de multiplicar este sentimento de preservação da vida que trazemos gravado no nosso DNA”, convoca a presidente da Fundação, Diza Gonzaga.

E ainda dá tempo de conhecer este projeto: a mostra fotográfica está aberta ao público até o dia 24 de março, no terceiro andar do Shopping Praia de Belas, em frente às lojas Renner.

Exposição “Sou Boa no Volante”

De 11 a 24 de março de 2019

No terceiro andar do Praia de Belas Shopping, em frente às lojas Renner

AGRADECIMENTO

Reproduzimos abaixo o email recebido da Presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga.

“Caro Guacir,

Pelo que sei, ainda estás aproveitando as merecidas férias, mas não poderia deixar de compartilhar contigo e o nosso querido Sindsegrs, um pouco da emoção do dia de ontem.

Um dia duplamente especial, pois estava cercada de nossas mulheres homenageadas, autoridades e amigos da vida para a abertura da exposição “Sou Boa No Volante”, um projeto que só foi possível graças ao importante apoio que recebemos do Sindicato.

E também foi especial por eu estar vivendo um momento de transição. Depois de 23 anos à frente da Fundação Thiago Gonzaga, chegou a hora de viver um novo desafio…

Recentemente aceitei o convite para assumir a Diretoria Institucional do Detran-RS. Confesso, que isso não estava nos meus planos.

Só aceitei, pois, veio do governador que foi voluntário Vida Urgente e por quem tenho extrema admiração – junto com a oportunidade de influenciar ainda mais na formação dos condutores e na educação para o trânsito em nosso Rio Grande do Sul.

Sairei para esta “licença” tranquila, sabendo que a Fundação Thiago Gonzaga tem ao lado parceiros como o Sindsegrs para continuar salvando muitas vidas no nosso Estado!

Um grande abraço,

Diza Gonzaga – Presidente