Chuvas torrenciais em SP: Sompo dá orientações de segurança

Para atender as vítimas dos sinistros das fortes chuvas que vêm acontecendo na Grande São Paulo, desde o último domingo (10), a Sompo Seguros S.A, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – implementou uma estrutura especial.

De acordo com informações do governo paulista, o Corpo de Bombeiros já atendeu 1.267 ocorrências devido às chuvas torrenciais na Região Metropolitana de São Paulo, desde o domingo à noite desta segunda-feira (11).

“No período entre outubro e março há um aumento das ocorrências de sinistros por alagamentos que afetam segurados principalmente dos ramos Automóvel, Residencial, Condomínio e Empresarial.

Nossa equipe já conta com uma infraestrutura para dar suporte ao aumento na demanda em casos dessa natureza a fim de agilizar o processo de indenização”, pontua a diretora da área de Sinistros da Sompo Seguros, Andreia Paterniani.

“Nessas situações trabalhamos com prioridade máxima ao atendimento com o único propósito de indenizarmos os prejuízos no menor prazo possível”, recorda.

Por causa das chuvas, o serviço de transporte público da capital e do ABC precisou ser interrompido. A cidade de São Bernardo do Campo decretou estado de calamidade pública (Decreto Municipal nº. 20.696/2019). Nas redes sociais, foram divulgados vídeos em que a enchente arrastava carros, alagava casas e estabelecimentos comerciais.

Coberturas

Automóvel: A cobertura básica contempla sinistros em caso de submersão parcial ou total do automóvel do veículo em água doce advinda de enchentes ou inundações, válido também para veículos guardados no subsolo. Os clientes do plano VIP da Assistência 24h, da Sompo Seguros contam com o serviço de remoção, higienização e limpeza das partes atingidas.

ResidencialCondomínio e Empresarial: Trata-se de uma cobertura adicional, que assegura indenização até o Limite Máximo de Indenização (LMI) por perdas e danos materiais, ocasionados por alagamentos.

Cuidados

A executiva também ressalta que o deslocamento, em caso de enchente, não é recomendado. “É importante que as pessoas compreendam que jamais se deve passar por áreas alagadas. Não há como prever se há buracos, madeira ou material cortante submersos que possam ferir.

Além disso, a força da água, geralmente, é maior do que se estima. Todos esses são fatores que colocam a vida em risco. E a principal preocupação em momento de enchente é com a integridade humana”, salienta Andreia.

Confira algumas instruções para garantir a segurança:

Veículo:

• Procure estacionar o veículo em local elevado e estacionamento fechado;
  • Caso não tenha estacionamento por perto, procure estacionar em ruas que não sejam aclives (subidas) ou declives (descidas), nem tampouco em ruas que ficam em regiões baixas, perto de declives;
  • Procure sempre tomar conhecimento das ruas e regiões com maior incidência de alagamentos e mude sua rota para não passar por elas;
  • Não enfrente a enchente. Essa é uma atitude que pode colocar sua vida em risco, além de provocar danos ao seu veículo;
  • Caso o nível de água esteja abaixo da metade da roda, procure acessar uma via próxima, sem avançar mais ainda na via alagada. Como não é possível observar o caminho em que está dirigindo, fica impossível saber dos obstáculos à sua frente (buracos, pedaços de madeira etc);
  • Caso seja apanhado pela enchente, abandone o carro caso a água atinja a altura do batente. A partir desse nível, o veículo pode começar a boiar, o que coloca sua vida em risco;
  • Em caso de enchente procure se abrigar em local seguro e coberto, longe da correnteza, de árvores ou correntes elétricas.

Imóveis:

• Caso a água invada sua casa, prédio ou empresa; procure um local seguro e elevado, de preferência longe do alagamento;
  • Mantenha sempre água potável, roupas e remédios à mão, caso tenha que sair rápido de sua casa;
  • Desconecte aparelhos elétricos das tomadas e feche os registros de entrada de água e gás;
  • Evite contato com água ou lama de enchentes e não deixe que crianças brinquem no local, já que a água contaminada traz risco de doenças como hepatite e leptospirose;
  • Jogue fora alimentos e medicamentos que tiveram contato com água de alagamentos;
  • Caso tenha que efetuar limpeza no imóvel atingido por alagamento, use botas e luvas de borracha para evitar contato da pele com água contaminada;
  • Utilize água sanitária na proporção de dois copos (400 ml) do produto para um balde de 20 litros de água para limpeza do chão, paredes e objetos atingidos por enchente;
  • Não utilize nem efetue teste em equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais que foram inundados, devido às chances de choque elétrico ou curto circuito;
  • Caso você more ou trabalhe em áreas com histórico de alagamentos, consulte sempre a previsão do tempo para saber do risco de alagamentos nos locais em que frequenta.

FONTE: CQCS I Yan Passos