6 fatores que podem deixar seu seguro automotivo mais caro

Mulheres pagam menos pelo seguro auto, por serem consideradas mais cautelosas no trânsito.

Idade, estado civil do motorista e o uso do carro são levados em conta pelas seguradoras.

O seguro é um item fundamental para qualquer motorista. A cobertura em casos de acidentes ou problemas mecânicos dá tranquilidade para os condutores, além de evitar prejuízos nestas situações.

Porém, o valor da apólice varia de acordo com o perfil de cada motorista. Isso porque são considerados alguns fatores de risco, ou seja, características que, ao menos teoricamente, aumentam a chance do condutor se envolver em algum acidente, como a idade, gênero, estado civil e o local onde vive.

Veja a seguir alguns fatores que deixam o seguro auto mais caro

  1. Idade – Para as seguradoras, quanto mais jovem o motorista, maior o risco de acidentes. Logo, o valor do seguro será mais alto. Entre 18 e 22 anos o valor é mais alto, pois é quando geralmente a pessoa acabou de tirar a carteira de motorista. A partir dos 25 ou 30 anos, esse valor tende a diminuir, porque entende-se que o motorista ganhou mais experiência.
  2. Estado civil – Pessoas casadas tendem a pagar menos pelo seguro. O critério é usado pensando que alguém casado tem mais responsabilidade, sai menos a noite para e, assim, expõe menos o carro a riscos de acidentes. Os solteiros, pelo contrário, pagam mais levando em conta estes mesmos critérios, pois presume-se que tendem a sair mais à noite, aumentando assim o risco de acidentes.
  3. Gênero – Para as seguradoras, homem no volante, perigo constante. Estatisticamente, os homens se envolvem mais em acidentes e isso faz com que paguem mais pelo seguro. As seguradoras consideram que as mulheres tendem a ser mais cuidadosas ao volante, expondo menos o carro a riscos.
  4. Membros da família – O número de membros não influencia diretamente no valor do seguro, porém as seguradoras podem entender que existe a possibilidade de outros familiares assumirem o volante do carro. É aí que outros fatores como o gênero e a idade dos possíveis motoristas irão afetar o preço. Se estiverem dentro dos fatores de risco, o valor será mais alto.
  5. Uso do veículo – Quanto mais o motorista usar o carro, maior será o valor do seguro. As seguradoras entendem que quanto mais tempo o veículo passar na rua, mais exposto ele estará a riscos de acidentes. Alguém que usa o carro para trabalhar, como um representante de vendas que sempre pega estrada, por exemplo, irá pagar mais pelo seguro.
  6. Onde o carro ficará estacionado – Segue a mesma lógica do uso do veículo. Um carro que fica estacionado na rua terá seguro mais caro do que um que fica estacionado na garagem de casa.

Mas não só na residência este fator é considerado. Se no trabalho o veículo ficar na rua, o valor tende a ser mais alto do que se o veículo ficar em um estacionamento. Outras questões de segurança também influenciam, como portões eletrônicos, alarmes e portarias.

Evite prejuízos em acidentes, clique e saiba qual o seguro auto mais adequado para seu perfil.

https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2019/02/secoes/classificados/veiculos/1138882-seguro-auto-varia-conforme-as-necessidades.html

Fonte: Diário da Região