Oportunidade para o Corretor: executivo alerta sobre crescimento de carteira

Em entrevista ao site da CNseg, o presidente da Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados da FenSeg, Jarbas Medeiros, falou sobre o seguro residencial.

Ele explicou que o bom resultado da carteira de 12,8%, em 2018 é resultado à maior conscientização das pessoas sobre as coberturas, serviços e benefícios do produto.

“Também destaco o aumento da incidência de eventos climáticos como raios e vendavais, que atingem as residências e causam prejuízos”, afirmou. O executivo também destacou a maior divulgação do produto feito pelas seguradoras e intensificação da oferta pelos corretores de seguro.

Medeiros disse que para 2019 a expectativa é que o seguro residencial mantenha um bom nível de crescimento porque é um produto de baixa penetração com menos de 15% das residências seguradas. “Isso atrelado ao aumento dos eventos climáticos deve manter aquecida a procura pelo seguro”, destacou.

Durante a entrevista o executivo também lembrou a importância de o cliente conhecer as coberturas disponíveis no mercado e procure contratar um seguro que atenda plenamente suas necessidades.

“O seguro residencial tem coberturas que protegem tanto o patrimônio contra incêndio, danos elétricos, vendaval, roubo, desmoronamento; quanto eventuais de danos a terceiros na cobertura de Responsabilidade Civil Familiar”, relatou.

Ele lembrou ainda durante a entrevista ao site da CNseg que o seguro residencial fornece assistência emergencial para diversos serviços como chaveiro, encanador, eletricista, desentupimento, conserto de eletrodomésticos, dentre vários outros.

Jarbas alerta que é importante que o cliente esteja atento aos valores de contratação em cada cobertura, de modo que estejam adequados à sua necessidade e garanta que, em caso de um sinistro, haja uma indenização que seja suficiente para repor sua perda.

“É muito importante a consultoria do corretor de seguros para auxiliar o cliente na definição das coberturas, plano de serviços e valores a serem contratados”, destacou.

Medeiros disse também na entrevista que as seguradoras, cada vez mais, têm oferecido diferenciais em seus produtos e isso ajuda a disseminar a cultura a aumentar sua procura.

Ele citou as coberturas específicas para obras de arte, joias e relógios; cobertura para placas solares. “Há vários serviços como cuidador de idosos, assistência e/ou auxílio funeral para pet, assistência a bike, serviços ambientais como descarte inteligente e consultoria sustentável”, lembrou.

Nos trabalhos da Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados, Medeiros disse na entrevista que ele, como novo presidente deste grupo para o próximo triênio, pretende trabalhar para tornar o produto cada vez mais simples e acessível a todos os tipos de residência, com cláusulas de fácil entendimento pelo público geral.

“Além disso, vamos intensificar a divulgação de estatísticas relevantes para que o cliente tenha consciência da importância de se proteger”, finalizou.

 FONTE: CQCS | Sueli Santos