Icatu Seguros lucra R$ 271,9 milhões em 2018

A Icatu Seguros registrou uma arrecadação de 12,6 bilhões em 2018, crescimento de 51% em relação ao ano anterior.

A seguradora cresceu em todas as linhas de negócio e encerrou o ano com R$ 833 milhões em volume de ativos livres. O patrimônio líquido da empresa atingiu R$ 1,3 bilhão.

O resultado consolidado da companhia garantiu um ROE (retorno sobre o patrimônio) de 24%, em linha com os anos anteriores.  A Icatu alcançou um montante de recursos administrados de R$ 39,9 bilhões, um aumento de 35%.

“Tivemos evoluções significativas em produtos e serviços em 2018, que nos permitiram prover melhores experiências aos nossos clientes e parceiros de distribuição.

Reforçamos nossas parcerias estratégicas, firmamos novas que nos ajudaram a capilarizar nossos produtos e soluções, e contribuir de forma cada vez mais relevante para a sociedade”, destaca Luciano Snel, presidente da Icatu Seguros, em comunicado enviado à imprensa.

“Em 2018, o resultado com operações de Vida, Previdência e Capitalização apresentou um crescimento de 34%, compensando a queda da taxa de juros, levando a companhia a atingir um lucro líquido de 271,9 milhões, ” afirma Snel.

A Icatu investiu mais de R$ 90 milhões em tecnologia e projetos, envolvendo parcerias, novos produtos, serviços digitais, eficiência operacional e experiência do cliente.

Mais de 6,5 milhões de clientes escolheram a Icatu para cuidar do futuro da sua família por meio de 280 parceiros comerciais, 4,9 mil corretores e cerca de 56 mil empresas clientes. A presença nacional da Companhia também foi ampliada com a inauguração de três novas filiais no último ano.

Em previdência privada, a seguradora obteve 6,5 bilhões em captação líquida, um crescimento de 58% em relação ao ano anterior, liderando, inclusive, o ranking do produto PGBL.

O patrimônio da Icatu em Previdência bateu a marca de R$ 25 bilhões, crescendo 44%. Pioneira na atuação sob o modelo de arquitetura aberta, a Icatu conta com 71 gestores e mais de 240 fundos. Em 2018, a empresa lançou mais de um fundo por semana.

O faturamento no segmento de Seguros de Vida cresceu 16%, aproximadamente o dobro do mercado, atingindo R$ 1,9 bilhão em 2018.

Já a Icatu Capitalização viu seu faturamento aumentar 14%, totalizando R$ 1,12 bilhão. A Companhia distribuiu R$ 64 milhões em sorteios e ocupa a quinta posição no ranking geral de provisões no mercado.

Em 2018, o patrimônio administrado pela Icatu Fundos de Pensão somou R$ 3,3 bilhões, sendo responsável pela gestão de cinco planos instituídos (fundos setoriais) e 40 planos do fundo Icatu Multipatrocinado, com 95 mantenedores e mais de 85 mil participantes.

joint venture se manteve como a maior seguradora de pessoas com matriz no estado do Rio Grande do Sul. Enquanto o mercado de Vida cresceu 9% segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), a empresa avançou 20% neste segmento em 2018.

No Rio Grande do Sul, os produtos de Vida alcançaram um Market share de 14%. Os resultados positivos se repetem em Previdência Privada: as reservas ultrapassaram a marca de R$ 600 milhões, um aumento de 46% em relação ao ano anterior.

A Icatu Vanguarda, gestora de recursos do grupo, encerrou 2018 com a importante marca de R$ 19,3 bilhões em ativos sob gestão, o que a coloca entre as maiores gestoras do país.

Conquistou o prêmio Valor Investe como melhor gestora geral pelo segundo ano consecutivo e, ainda, o primeiro lugar na categoria de melhor gestora em fundos de previdência pelo período de 7 anos. A casa teve rating máximo de Qualidade de Gestão (MQ1) reafirmado pela agência Moody’s.

Fonte: Sonho Seguro