#DPVATExplica: conheça as vantagens do modelo de gestão centralizada do Seguro DPVAT

Vocês já devem ter lido aqui no blog Viver Seguro no Trânsito, o quanto o Seguro DPVAT já foi aperfeiçoado desde a sua criação, em 1974. E uma dessas mudanças aconteceu em 2007, quando foi criado o formato de Consórcio, com a Seguradora Líder concentrando as operações do Seguro. Mas você sabe quais são as vantagens desse modelo? Foi pensando em tirar todas as suas dúvidas que criamos mais essa edição do #DPVATExplica!

Por que a criação de um consórcio? 

É bem simples, galera! Em 2007, foi construído um modelo de consórcio com uma seguradora líder centralizando as operações administrativas e judiciais do Seguro DPVAT, permitindo mais unidade à gestão e agilidade no atendimento à população. Qualquer seguradora autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) a operar no país no segmento de seguros de danos e/ou pessoas pode, facultativamente, aderir ao Consórcio de Operações do Seguro DPVAT, atualmente formado por 73 seguradoras consorciadas.

E o que mudou com esse modelo? 

O modelo de operação do Seguro DPVAT vigente até 1986, quando a contratação era feita, diretamente, com Seguradoras e Corretores de livre escolha dos proprietários de veículos, tinha elevada inadimplência e baixa adesão, com milhares de demandas judiciais, tornando lento o processo de indenizações e não permitindo uma ofensiva eficaz contra os fraudadores.

Agora, qualquer vítima de acidentes de trânsito, e seus beneficiários, dê entrada no Seguro DPVAT em qualquer um dos quase 8 mil pontos de atendimento distribuídos pelo Brasil, sem necessidade de identificação dos envolvidos no acidente ou da seguradora responsável pela apólice. A rede de atendimento do Seguro DPVAT conta com agência dos Correios, corretores parceiros, ou uma das seguradoras que faz parte do Consórcio do Seguro DPVAT.

Isso ajudou no combate às fraudes?

Ajudou e muito, pessoal. Isso permitiu a adoção de políticas mais rígidas de combate às fraudes ao Seguro DPVAT. Aqui na Seguradora Líder, temos uma área inteirinha dedicada ao Combate às Fraudes, que é responsável por monitorar os processos envolvendo o pagamento do Seguro DPVAT a fim de detectar irregularidades. Conseguimos checar todos processos e submetê-los a modernas técnicas de verificação.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito