Faturamento da capitalização atinge R$12,3 bi no Sudeste

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo distribuíram R$ 499,2 milhões de prêmios em sorteios a clientes da Região.

De acordo com os dados divulgados pela FenaCap, entre os meses de janeiro a dezembro de 2018, a Região Sudeste registrou crescimento de 1,66% na receita de títulos de capitalização, totalizando R$12,3 bilhões.

Ainda segundo a pesquisa da federação, os estados São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo distribuíram R$499,2 milhões de prêmios em sorteios a clientes da Região.

Quanto aos resgates finais e antecipados, houve, no período, recuo de 3,99%, seguindo tendência nacional (3,3% de queda), o que revela um consumidor mais cauteloso diante das incertezas ainda presentes na economia.

R$ 21 BI em 2018

O setor capitalização cresceu 1,2% em 2018, acumulando uma receita global de R$ 21 bilhões, um aumento de 0,9% nas reservas técnicas, montante correspondente a recursos de títulos de capitalização ativos, resgatados ao final da vigência ou de forma antecipada, que somaram R$ 29,4 bilhões.

“O mercado reagiu, trazendo mais otimismo, em particular pela aprovação do novo marco regulatório do setor”, diz Marcos Coltri, presidente da FenaCap. Segundo Coltri, o normativo traz mais segurança jurídica e, consequentemente, melhora o ambiente de negócios.

Ele destaca, ainda, que as modalidades de capitalização estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, seja como solução para a conquista da disciplina financeira, para garantia de contratos, para o exercício da filantropia ou para alavancagem de outros segmentos econômicos, acrescentando que a expectativa para 2019 é de um novo ciclo de lançamento de produtos.

Ao longo de 2018, as empresas de capitalização distribuíram R$ 1 bilhão em sorteios, o equivalente ao pagamento de R$ 4,3 milhões em prêmios por dia útil do período. Já o montante relativo aos resgates recuou 3,3%, em comparação ao ano anterior.

O setor restituiu R$ 17 bilhões a clientes que levaram seus planos de capitalização até o fim do prazo de vigência, ou para aqueles que optaram por antecipar o resgate de suas economias. “Registramos uma tendência à redução dos resgates antecipados logo no início do ano, movimento que se acentuou ao longo do período, possivelmente como reflexo da melhoria das expectativas em relação à economia”, avalia o presidente da FenaCap.

Mais transparência nas relações de consumo, novas oportunidades de negócios

Com a edição do novo marco regulatório da Capitalização, em maio, duas modalidades de produtos foram criadas: Filantropia Premiável e Instrumento de Garantia. Na prática, esses produtos já existiam dentro de outras modalidades, mas agora passam a ter regras próprias, trazendo mais transparência às relações de consumo e novas oportunidades de mercado.

“Há uma expectativa muito grande do setor no segmento da filantropia, por exemplo. Muitas das instituições que atuam nessa área, e já são parceiras de empresas de capitalização, acreditam que o potencial para os títulos de Filantropia Premiável é enorme, em vista da forma como a governança dessas operações de transferência de recursos – por meio da cessão de direito de resgate por parte clientes da capitalização – está estruturada e regulamentada, o que confere mais transparência a todo o processo”, avalia Coltri.

Segundo ele, as possibilidades que se abrem com a regulamentação da modalidade Instrumento de Garantia, com extensão de seus benefícios para qualquer tipo de relação contratual, também deixaram o mercado bastante otimista. “ Temos convicção de que, com as novas regras, que começam a valer a partir do próximo mês de abril, o mercado terá um ambiente mais favorável para desenvolver novas soluções de negócios com sorteios, a fim de atender a novas demandas dos consumidores, garantindo, assim, um novo ciclo de crescimento no setor Capitalização.

Trilhas FenaCap

Inaugurado no fim de 2018, o programa Trilhas FenaCap foi criado para promover discussões de temas relevantes para o mercado de capitalização. Nas duas primeiras edições, em outubro e novembro, respectivamente, as atenções se voltaram para as oportunidades de negócios trazidas pelo novo marco regulatório.

Com a participação expressiva de profissionais do mercado, parceiros comerciais e equipe técnica da Susep, a Federação promoveu debates sobre as modalidades Filantropia Premiável e Instrumento de Garantia.

Títulos de capitalização: soluções para vários perfis de clientes

Instrumento de Garantia (novo) – O título de capitalização substitui a figura do fiador nas transações de aluguel de imóveis e serve de garantia para empréstimos e outros contratos. Nessa modalidade, o contratante do título de capitalização também concorre a sorteios.

Filantropia Premiável (novo) – O consumidor cede o direito de resgate da sua reserva para uma instituição filantrópica previamente credenciada pelas empresas de capitalização e concorre aos sorteios previstos no plano.

Popular – Permite que o consumidor adquira um título de valor acessível, em torno de R$ 7, e participe de sorteios de prêmios em dinheiro, com direito ao resgate de até 50% do valor pago.

Tradicional – O objetivo dessa modalidade é a formação de uma reserva, de maneira programada, por um prazo previamente conhecido e valor pré-determinado. Dá direito à participação em sorteios ao longo de toda a vigência e ao resgate de 100% do que foi pago, atualizado pela TR, ao fim do prazo de contrato. É uma solução para as pessoas que não têm disciplina para guardar dinheiro.

Incentivo – Nessa modalidade, uma empresa de varejo, por exemplo, adquire uma série exclusiva de títulos e cede aos seus clientes o direito a participar de sorteios. É uma forma de alavancar vendas, ampliar mercado, girar estoque e estreitar o relacionamento com os consumidores.

Fonte: Revista Apólice