Chubb diz que expansão do seguro residencial no Brasil pode ser explicada pela mudança de comportamento na população

A Chubb afirma que mudanças de comportamento na população explica, em grande parte, o atual ritmo de expansão do seguro residencial no Brasil.

“Nos últimos anos, os lares brasileiros passaram a contar com eletrodomésticos sofisticados, além de laptops, tablets e outros itens”, considera Claudio Oliveira, Diretor Comercial da Chubb.

Em sua opinião, o desejo de preservar esses bens e a percepção da violência nos centros urbanos contribuíram para acentuar o interesse do consumidor por um seguro residencial amplo, que ultrapasse as tradicionais coberturas para raio, incêndio e explosão.

Essa visão do Diretor da Chubb é confirmada pelos números da Susep – Superintendência de Seguros Privados. De acordo com o órgão, o faturamento do mercado com o seguro residencial compreensivo, que reúne múltiplas coberturas, cresceu 12,7% em 2018 e 45,1% ao longo dos últimos 5 anos.

Segundo Cláudio Oliveira, o seguro residencial da Chubb, por exemplo, oferece proteção contra furto e roubo de aparelhos eletrodomésticos, eletrônicos e de informática, que configuram bens que se encontram cada vez mais presentes nos lares do país.

Ele conta que a apólice também cobre possíveis perdas provocadas por rompimento de tubulações, danos elétricos, vendaval, impacto de veículos terrestres e tumultos, além de proteção para quebra de vidros, paisagismo e outras.

O executivo diz que o seguro residencial da Chubb também cobre prejuízos em função de danos provocados em imóveis vizinhos por conta de vazamentos. O Diretor lembra que essa situação, muito comum em prédios de apartamentos, normalmente causa grande desconforto, chegando a gerar atritos severos entre famílias que moram lado a lado.

Segundo ele, as perdas podem alcançar valores particularmente altos se o dano atingir pinturas e acabamentos refinados no imóvel vizinho. “Com certeza, muitos moradores já passaram por esse tipo de situação, sem saber que poderiam estar protegidos por uma apólice de seguros”, comenta.

Ele ressalta que todas as proteções citadas podem ainda ser contratadas individualmente, junto com as coberturas principais de incêndio e responsabilidade civil familiar.

Cláudio Oliveira lembra que as apólices residenciais não oferecem somente a proteção do seguro, mas também serviços considerados essenciais para os mais diversos lares.

A Chubb, nesse caso, concede um checkup completo para a verificação dos principais itens de manutenção nos setores elétrico e hidráulico. O contrato com a seguradora ainda prevê serviços como retirada de entulho em pequenas reformas, fixação de quadros, limpeza de caixa d’água e outros.

“Grande parte da população sequer imagina que pode usufruir de um seguro residencial com tantas proteções e serviços a custos realmente vantajosos. Por isso, o corretor de seguros deverá obter ótimos resultados se realizar um trabalho de conscientização de seu público-alvo”, finaliza.

FONTE: Revista Cobertura