DetranRS disponibiliza material didático sobre ciclistas

Subsídio para aulas foi desenvolvido a partir das discussões do Grupo de Trabalho para a Segurança de Ciclistas.

Informar e conscientizar motoristas e futuros motoristas sobre os direitos dos ciclistas no trânsito. Com esse objetivo, técnicos do DetranRS desenvolveram um material didático para uso nas aulas de primeira habilitação e reciclagem nos Centros de Formação de Condutores.

O material também está disponível para todos os interessados no portal da educação do DetranRS, em http://educacao.detran.rs.gov.br

Baseado no Código de Trânsito Brasileiro, o subsídio para aulas foi desenvolvido a partir das discussões do Grupo de Trabalho para a Segurança de Ciclistas que, durante dois anos, reuniu grupos de ciclistas e técnicos do DetranRS para pensar políticas de segurança para quem usa a bicicleta como meio de transporte.

A ideia principal é a da necessidade de compartilhamento das vias, mostrando que, conforme a legislação, a bicicleta também é um veículo. A apresentação também reforça a responsabilidade dos motoristas em relação aos ciclistas que, junto com os pedestres, são as pessoas mais vulneráveis no trânsito.

O material didático não fala sobre os deveres do ciclista, nem traz dicas de segurança para quem anda de bicicleta. O objetivo é focar no comportamento do motorista em relação ao ciclista.  Para o ciclista ou para quem quer começar a pedalar, a Escola Pública de Trânsito do DetranRS também disponibiliza Curso EAD de Educação para Ciclistas. Mais informações sobre esse curso também podem ser acessadas no portal da educação do DetranRS.

Fonte: Detran RS