Conheça as novas tecnologias para melhorar a segurança no trânsito

Já imaginou um mundo com carros cada vez mais inteligentes? A indústria automotiva já percebeu essa tendência e têm investido em funcionalidades para melhorar o conforto de quem dirige e, claro, a segurança no trânsito.

O resultado foi exibido na edição 2019 do Consumer Eletronics Show (CES), em Las Vegas, nos Estados Unidos, a maior feira de tecnologia de consumo do mundo, que foi invadida por novidades para o setor. Para te deixar por dentro de tudo, separamos algumas delas no post de hoje!

Vamos conferir?

Câmera de ré translúcida

Um dos destaques da CES 2019 foi o “Invisible-to-Visible”, mecanismo que permite ao motorista ter uma visão de raio-X do carro e enxergar alguns perigos que não estão à vista.

O sistema chamado de “XtraVue” é composto por um conjunto de câmeras que permitem ver desde um congestionamento à frente para que o condutor opte por mudar de caminho, até enxergar com antecedência uma vaga para estacionar. Para isso, o dispositivo mescla informações de sensores internos e externos dos carros com dados armazenados na nuvem.

Instrutor virtual

Outro destaque da feira foi o assistente virtual que ajuda o motorista com dicas de condução. O sistema coloca um avatar no banco do passageiro, que é visto por meio de óculos de realidade aumentada. No futuro, a ideia é que um holograma da assistente virtual seja transportado para a cabine do carro. Já pensou?

Cheiro de acordo com o humor

É isso mesmo! O conceito tem como ideia perceber o que o motorista está sentindo para deixar o ambiente mais agradável e animado. A tecnologia chamada de “Read Motion” faz uma leitura facial, além de considerar os batimentos cardíacos e a temperatura corpórea dos passageiros. A funcionalidade permite que o carro mude o cheiro do ambiente, e até mesmo esquentar ou resfriar a cabine.

É carro ou smartphone?

O “Digital Cockpit” é um painel totalmente digital para os passageiros do assento traseiro. Assim como faz um smartphone, o sistema pode ser totalmente customizado de acordo com o gosto do usuário. Por meio de câmeras, a inteligência artificial reconhece o passageiro ou motorista, e ajusta os bancos, a temperatura ambiente e até trilha sonora do carro de forma automática.

O post de hoje mostrou que tem muita gente pensando em soluções para melhorar a nossa experiência no trânsito.