Temporal no Rio: Teve prejuízos com o carro ou a casa? Veja o que os seguros cobrem

Maior parte das apólices de veículos prevê indenização por alagamento. Para residências, coberturas precisam ser tratadas isoladamente.

RIO- Ruas alagadas, árvores arrancadas do chão, vidros quebrados, casas destruídas e cinco mortes contabilizadas.

Esse é o saldo, apurado até o momento, do temporal que se abateu sobre o Rio na noite desta quarta-feira. Os prejuízos materiais podem ser minimizados, no entanto, para quem tem seguro.

Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), atualmente, a maior parte das apólices de carros tem prevê indenização por alagamento. A chamada cobertura compreensiva costuma abranger danos causados por submersão total ou parcial do veículo, danos praticados por terceiros, vendaval, terremoto, roubo, colisão, incêndio etc., no entanto, se a perícia comprovar que o comportamento do motorista agravou o dano há risco de perda parcial ou integral da indenização.

Por isso, mesmo para quem está coberto pelo seguro, a recomendação é de cautela ao transitar pela cidade.

– Essas coberturas, também garantem indenização em caso de quedas de árvores, postes ou deslizamento de terra sobre os carros – destaca José Varanda, coordenador da Graduação da Escola Nacional de Seguros.

No caso da proteção à residência, é preciso verificar se apólice tem cobertura para danos de alagamentos e inundações, deslizamentos e vidros. Segundo Varanda, diferentemente do que acontece com o carro, essas coberturas são contratadas separadamente. Ele recomenda que se verifique também se a apólice inclui assistência 24 horas:

– Neste caso, o segurado pode e deve acionar o serviço para realizar os consertos emergenciais que se façam necessários, como a troca de uma vidraça ou alguma pane elétrica. Para isso, no entanto, é preciso verificar se o contrato prevê esse tipo de assistência e qual é a sua abrangência.

Confira abaixo todos os tipos de seguros:

Proteção para veículos

Cobertura compreensiva básica. É o seguro de casco. Inclui colisão, incêndio, roubo e furto, alagamento, queda de árvore, vendaval, granizo, raio e explosão.

Alagamento. Se a água atingiu o painel e houver pane elétrica, a indenização é integral. Se afetou tapete e bancos, é feita a higienização e uma avaliação dos danos.

A cobertura é parcial. Se não for possível recuperar os bancos, serão trocados.

Coberturas opcionais. O segurado pode incluir proteção aos vidros (janelas, lanternas, faróis e retrovisores), carro reserva, motorista da rodada e lucros cessantes (para quem usa o veículo para o exercício do trabalho, como os taxistas).

Roubo, furto e incêndio. Abrange apenas os riscos de raio, incêndio, explosão e roubo/furto.

Responsabilidade civil. O veículo de quem contratou o seguro não tem nenhuma proteção. Cobre danos materiais ou pessoais apenas contra terceiros.

Proteção para residências

Cobertura básica. Vale para incêndio, queda de raio, explosão e fumaça de qualquer causa ou natureza.

Danos elétricos. É preciso contratar um seguro específico. Cobre danos a eletroeletrônicos e instalações elétricas em razão de curto circuito e variação de tensão.

Danos por causas naturais. Cobre danos causados por eventos da natureza, como vendaval, furacão, tornado, queda de granizo, desmoronamento e inundação. Requer contratação específica para este tipo de cobertura.

Roubo. Cobre roubo de bens com emprego de violência ou mediante arrombamento de um dos acessos da residência. Não cobre furtos simples, desaparecimento ou extravio de objetos.

FONTE: O Globo I Foto: Nathalia Castro/TV Globo