#DPVATExplica: Sabe a diferença entre Seguro DPVAT, IPVA e Licenciamento?

Para que possam andar pelas ruas e estradas desse Brasil com toda a documentação em dia, os proprietários de veículos tem que encarar siglas como DPVAT, IPVA e questões como o licenciamento. Mas vocês sabem a diferença entre cada um deles? Se não, fique ligado aqui que vamos esclarecer cada uma delas no primeiro #DPVATExplica do ano.

Seguro DPVAT – O Seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, também conhecido como DPVAT, é um seguro obrigatório, de responsabilidade da Seguradora Líder, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, envolvendo morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas, ocorridos com veículos automotores em todo o território nacional.

Ao contrário do que muitos pensam, os calendários do Seguro DPVAT acompanham o vencimento da cota única ou da primeira parcela do IPVA. Somente no caso de veículos isentos desse imposto é que o vencimento acompanhará o momento do licenciamento anual.

IPVA – Já o IPVA, sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um imposto anual recolhido pela Receita Estadual, cotado a partir do preço de mercado do veículo e se aplica apenas para os veículos de circulação terrestre.

De responsabilidade da Secretaria de Fazenda de cada estado, a data de pagamento varia de acordo com o dígito final de cada placa e seu preço e porcentagem variam de acordo com o estado correspondente.

As únicas semelhanças do IPVA com o Seguro DPVAT estão no pagamento anual e na data do vencimento, já que, como te mostramos aqui em cima, o seguro do acidente de trânsito acompanha a data de vencimento desse imposto.

Licenciamento – Além do IPVA e do Seguro DPVAT, existe uma outra taxa para a qual os proprietários de veículos devem atentar: é o licenciamento, galera.

Procedimento anual e obrigatório que autoriza o veículo a circular livremente pelas vias, ele é de responsabilidade do DETRAN de cada estado e atesta que o automóvel se encontra em conformidade com as normas de segurança e ambiental para o setor automotivo.

Ah, e algo muito importante, galera: é no momento do licenciamento que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório, é emitido. E tem mais: o motorista que dirige sem o CRLV, mesmo que tenha quitado o Seguro DPVAT e o IPVA, está sujeito a multa, apreensão do veículo e perda de 3 pontos na CNH.

Enquanto o IPVA é um imposto fixo sobre a propriedade do veículo, o Seguro DPVAT é a garantia de proteção em caso de acidentes de trânsito e o licenciamento é uma autorização que garante que seu veículo possa continuar a trafegar livremente pelas ruas e estradas.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito