Bom motorista pode conseguir desconto de 62% no seguro

Clientes que evitam sinistros acumulam pontos que podem ser trocados por descontos na renovação anual.

Além de evitar acidentes, ser um motorista cuidadoso compensa financeiramente: dirigir bem ajuda a ter uma redução do preço no seguro do carro em até 62%.

É o que mostra o levantamento realizado pela Smartia em parceria com a TEx. A pesquisa comparou o valor do serviço automobilístico em três seguradoras renomadas no mercado nacional e apontou que os clientes que evitam sinistros acumulam pontos que podem ser trocados por descontos na renovação anual.

Essa pontuação varia de 0 a 10 e é mensurada por meio de diversas situações que interferem no ganho ou perda da classe de bônus.

Um cliente com bonificação 0, menor classificação, paga quase o dobro do valor da proteção de quem possui um abono no nível 10.

O estudo considerou como perfil de segurado homens casados com 35 anos, sem filhos, moradores de São Paulo e donos de carros no modelo Onix 2018. De acordo com o resultado apresentado, a economia é significativa.

https://i1.wp.com/www.revistaapolice.com.br/wp-content/uploads/2019/01/unnamed-1.png?w=600&ssl=1

É possível observar a variação do valor do bônus entre as três empresas, o que mostra que não existe um padrão de porcentagens a ser seguido. Considerando a pontuação 9, por exemplo, a seguradora 2 concede 35% de desconto, enquanto a instituição 3 oferece 62% de desconto.

Como funciona o bônus do seguro

Para economizar na renovação, o motorista deve ter consciência ao acionar a empresa, solicitando serviços apenas quando necessário. Isso contribui para que a pontuação aumente e acumule um bônus maior.

De acordo com a Smartia, existem diferentes casos e situações que influenciam a perda da classe da bonificação, como o atraso na reiteração do serviço, a ocorrência de sinistros, perda total ou parcial, danos a terceiros, proteção para passageiros e até mesmo a mudança de categoria do seguro.

Acionar a assistência 24 horas, a cobertura para retrovisores, vidros, lanternas e faróis, utilizar os benefícios residenciais e clubes de descontos não interfere na perca dos pontos do bônus, tal como a troca de seguradora.

Fonte: Revista Apólice