Por dentro do Recomeço: Entrevista com Renatrudes Costa, beneficiária do Seguro DPVAT recolocada no mercado de trabalho

Adiar um sonho. Esse foi o sentimento de Renatrudes Costa, de 62 anos, após sofrer um acidente de trânsito quando cursava o último semestre da faculdade de Serviço Social.

Em abril de 2017, ela saía de um evento em que trabalhava quando, ao atravessar a rua, um motorista avançou o sinal e a atropelou. Depois de ter participado do Programa Recomeço, ela inicia uma nova fase: além de ter se formado, está recolocada no mercado de trabalho.

Nesta entrevista, ela fala sobre o Recomeço, programa da Seguradora Líder que colabora com a reinserção de beneficiários do Seguro DPVAT no mercado de trabalho, e dos primeiros dias no novo emprego.

O que mudou na sua vida após o acidente de trânsito?

Tudo mudou. Foi um período muito difícil porque, além de estar no final da minha graduação, o acidente causou vários traumas, especialmente no meu ombro direito. Passei por uma série de cirurgias para tentar recuperar o movimento. Até hoje, faço fisioterapia.

Na época do acidente, contei muito com o apoio da minha família e também dos amigos para me recuperar. Foi através deles que fiquei sabendo que tinha direito ao Seguro DPVAT e dei entrada na indenização poucos meses depois.

Como foi participar da etapa de qualificação do Programa Recomeço?

Acredito que o nome do Programa já diz tudo e, antes de falar que foi um recomeço, digo que foi um milagre e muito mais do que eu imaginava. Desde o primeiro momento, na Escola Nacional de Seguros (ENS), fui extremamente bem acolhida, fiz amigos e aprendi muito.

Apesar de ter acabado de sair da faculdade, o conhecimento que adquiri sobre o Seguro DPVAT e o mercado segurador foi muito importante para me preparar para esse momento da minha recolocação. Hoje, uso tudo o que aprendi no meu dia a dia aqui na Seguradora Líder.

O que você está fazendo, atualmente, na Seguradora Líder?

Sou operadora de teleatendimento na Central de Atendimento da Seguradora Líder. No meu dia a dia, tenho contato direto com as vítimas e beneficiários do Seguro DPVAT, dando informações desde de como dar entrada na indenização até como acompanhar o seu pedido.

Como sou uma beneficiária do Seguro, tento sempre mostrar para as pessoas que é um procedimento simples e que não precisa de terceiros, bastando reunir a documentação necessária e entregar em um ponto de atendimento.

Os beneficiários interessados em participar do Programa Recomeço podem realizar o cadastro no Portal de Oportunidades da iniciativa, disponível neste link e ter acesso às vagas voltadas para pessoas com deficiência.

FONTE: Seguradora Líder