O Globo: Caixa vai abrir capital de 4 subsidiárias até 2020

Novo presidente do banco, Pedro Guimarães, promete IPO de seguradora e unidade de cartões ainda este ano. Planos incluem foco no microcrédito e no financiamento imobiliário.

O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse ontem que a estatal planeja abrir o capital, o chamado IPO, de todas as suas subsidiárias. Pelo menos quatro dessas controladas passarão por IPOs até o primeiro semestre de 2020.

“Vamos abrir o capital das subsidiárias. Será um IPO para cada uma”, afirmou Guimarães, que tomará posse na próxima segunda-feira.

A Caixa, no entanto, continuará controladora das empresas. O plano é abrir o capital da Caixa Seguradora e da unidade de cartões do banco ainda neste ano. Em 2020, a ideia é fazer o mesmo processo com os departamentos de gestão de ativos e loterias.

“Abrir o capital dessas áreas faz parte da estratégia do governo para inserir o Brasil no mercado internacional. Se um IPO desses trouxer de 5 mil a 10 mil investidores, isso significa melhora na governança, aumento do valor da empresa e maiores pagamentos de dividendos. O IPO do IRB Brasil RE será a nossa referência”, disse ele.

FONTE: Sonho Seguro