Indonésia redireciona todos os voos com elevação do nível de alerta em vulcão

Autoridades indonésias, na quinta-feira (27), elevaram o nível de alerta no vulcão Anak Krakatoa para o segundo mais alto possível em meio à crescente atividade, reportou o jornal The Jakarta Post.

De acordo com o jornal, as autoridades também recomendaram que moradores e turistas não se aproximem em um raio de 5 quilômetros da cratera do vulcão, situado no estreito de Sunda, entre Java e Sumatra.

Com um crescimento de 9 metros por ano, a estrutura do vulcão Anak Krakatoa, que consiste principalmente de depósitos de piroclasto, é extremamente instável. Esta é provavelmente a fase mais volátil deste vulcão desde 1883.

O reembolso de seguradoras para compensar os danos causados pelo tsunami que atingiu a Indonésia no início de dezembro pode ultrapassar US$ 1 bilhão (cerca R$ 4,6 bilhões), informou a mídia nesta quinta-feira (27), citando dados de seguradoras locais.

De acordo com o The Jakarta Post, seguradoras contabilizaram pelo menos 191 riscos de seguro do desastre nas províncias de Lampung e Banten.

No sábado (22), um forte tsunami de dois a seis metros de altura atingiu a costa do estreito de Sunda, no oeste da Indonésia.

Como resultado, pelo menos 429 pessoas morreram, 150 estão desaparecidas e quase 1.500 ficaram feridas. As ondas destruíram mais de 600 edifícios e danificaram mais de 400 navios e barcos.

Fonte: Sputnik Brasil