Porto Seguro Aluguel cresce 15% em 2018 e contribui para retomada do mercado imobiliário

Instabilidade econômica leva o segmento a buscar por garantias contratuais mais robustas e abrangentes. Setor deve registrar nova alta no primeiro semestre de 2019.

O seguro aluguel desponta como uma garantia sólida para quem pretende investir no mercado imobiliário, principalmente em momentos de instabilidade econômica, ao substituir o fiador e dar mais segurança à inquilinos e proprietários, além de agilizar o processo de locação.

Na Porto Seguro, empresa que atua há 26 anos neste setor, a procura pelo Seguro Fiança cresceu 15% no último ano, comparado a 2017.

“Há um apelo maior por garantias contratuais mais robustas e abrangentes em momentos de crise. Para quem busca um imóvel, contar com um seguro fiança é a certeza de ter dinheiro ao assumir o compromisso.

Para quem aluga, é a segurança de receber o pagamento independente da circunstância”, avalia Luiz Henrique, superintendente de Riscos Financeiros da Porto Seguro.

O que também impulsiona a demanda por este tipo de seguro é o perfil do novo consumidor. Com a rotatividade no trabalho e a busca pela qualidade de vida nos grandes centros, hoje eles dão preferência a morar em um local que supra suas necessidades momentâneas em vez de fixar residência.

Embora o mercado imobiliário tenha se deparado com alguns contratempos no período, 2018 foi um ano positivo para a área. Em outubro, por exemplo, o retorno médio anual do aluguel manteve-se em 4,4%, aponta o Índice FipeZap de Locação Residencial, que acompanha o preço de aluguel de imóveis em 15 cidades brasileiras.

Para 2019, o cenário segue positivo. Com a retomada da economia, a expectativa é de um giro mais rápido nas locações já no primeiro semestre, o que deve impulsionar ainda mais o mercado e a procura pelo seguro fiança.

FONTE: Revista Cobertura