Novas regras para planos de saúde individual e familiar

A partir de 2019, o cálculo do aumento nos planos de saúde individual e familiar vai ser diferente, levando em consideração 80% da variação do custo assistencial (VDA) e 20% do índice de inflação oficial. A nova regra foi publicada no Diário Oficial da União do dia 20 de dezembro.

O ganho de eficiência das operadoras também passará a ser considerado no cálculo. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o objetivo da mudança é incentivar as empresas a trabalharem pela redução das despesas.

“O novo cálculo dá maior transparência e previsibilidade ao reajuste. Além disso, ele deixa de fazer um repasse integral do aumento de custo das empresas ao descontar o ganho de eficiência”, ressalta Rogério Scarabel, titular da Diretoria de Produtos da Agência.

Calculado pela análise dos dados financeiros das operadoras nos últimos quatro anos, o percentual sobre a variação de despesas será divulgado em março e valerá até 2022.

FONTE: Sincor SP