Califórnia terá gasto de US$ 3 bilhões com limpeza de escombros

Valor é mais que o dobro do custo com a limpeza de um incêndio no norte do estado em 2017 (Foto: Los Angeles County/Twitter).

Após controlar o maior incêndio de sua história, Califórnia se prepara para lidar com a limpeza dos escombros deixados pelas chamas, que destruíram cerca de 19 mil residências

Menos de um mês após controlarem os incêndios na Califórnia, as autoridades estaduais já se preparam para lidar com outro tipo de problema: os gastos com a limpeza.

As estimativas demonstram que o estado, em conjunto com governos federais e municipais, vai gastar, pelo menos, US$ 3 bilhões para limpar os escombros.

O valor é mais que o dobro do custo com a limpeza de um incêndio no norte da Califórnia em 2017. Na época, as cifras atingiram US$ 1,3 bilhão, um recorde. Agora, os mais de US$ 3 bilhões serão empregados para lidar com a limpeza das chamas, que atingiram o estado por quase todo o mês de novembro e destruíram cerca de 19 mil residências.

De acordo com o diretor do Escritório de Serviços de Emergência da Califórnia, Mark Ghilarducci, o estado vai administrar a limpeza desta vez. Isso porque as empreiteiras contratadas em 2017 foram alvos de queixas por parte de centenas de proprietários, que denunciaram a destruição de calçadas e canos, além de promover um precário serviço de limpeza.

Segundo Ghilarducci, serão contratados auditores e monitores para vigiar a limpeza dos escombros. No ano passado, o U.S. Corps of Engineers foi requisitado porque as finanças do estado estavam reduzidas devido à quantidade de incêndios ao longo de 2017. Este ano, com o apoio dos governos federais e municipais, as autoridades estaduais conseguirão comandar a limpeza.

No entanto, a Califórnia ainda parece longe de se restabelecer. As limpezas estão previstas para começar apenas no mês de janeiro, com a previsão de conclusão de um ano. A maior parte dos trabalhos será realizada em Paradise, no norte da Califórnia, onde as chamas causaram grande destruição.

Na última terça-feira, 11, autoridades estaduais atualizaram o número de mortos para 86, depois que um homem, que estava internado há três semanas, morreu por causa das queimaduras sofridas em decorrência das chamas.

Não apenas o poder público prevê bilhões de dólares em gastos. As seguradoras estimam um gasto total de US$ 10 bilhões em reclamações de proprietários de casas e empresas, destruídas ou danificadas.

Ao longo de todo o ano de 2017, as empresas estimaram US$ 11,8 bilhões em gastos com os danos. Com altos gastos em dois anos consecutivos, existe a possibilidade das seguradoras aumentarem o preço dos seguros em 2019.

Fonte: Opinião e Notícia