Chubb diz que a retomada do crescimento da economia pode aumentar os riscos de danos ao patrimônio das empresas

A retomada do crescimento do mercado brasileiro em 2019, projetada em 2,4% pelo Banco Central, deverá aumentar a exposição aos riscos patrimoniais das empresas, de forma geral. A informação é da Chubb, uma das maiores seguradoras do mundo.

“Várias ameaças rondam os patrimônios das empresas quando a produção começa a acelerar, começando por possíveis danos aos maquinários, que passarão a ser mais exigidos”, diz Luciano Santos, Diretor de Riscos Patrimoniais e Energia da Chubb.

De acordo com Luciano, a intensificação das atividades produtivas, em geral, aumenta as chances de acidentes com efeito prejudicial para o patrimônio. Uma das principais falhas pode ocorrer durante a criação ou ampliação de novos espaços no processo de armazenagem.

Segundo ele, eventuais atropelos nessas operações podem gerar o incorreto armazenamento de insumos e produtos acabados, aumentando as chances de incêndio, entre outras consequências.

Outra possibilidade de acidente em função do esforço por atender a expansão da demanda deriva do fato de que as empresas se tornarão mais dependentes de mão de obra recém-contratada.

Conforme Luciano, qualquer inconsistência durante os treinamentos de novos funcionários pode aumentar de forma significativa os riscos de incêndio, quebras de equipamentos, falhas na fabricação e outros imprevistos.

O Diretor da Chubb diz que tanto os danos materiais causados pelo incêndio como eventuais perdas de receita decorrentes desse sinistro são passíveis de cobertura nas apólices patrimoniais. “Outros eventos como quebras de máquinas e danos na fabricação também podem estar cobertos nas mesmas apólices”, anota.

Luciano Santos conta que a Chubb possui uma grande variedade de seguros patrimoniais para que empresas pequenas, médias e grandes aproveitem ao máximo o período de prosperidade que se aproxima.

Ele garante que tanto o pequeno comércio quanto uma grande indústria petrolífera, por exemplo, podem contar com atendimento especializado da seguradora.

Segundo o executivo, os seguros patrimoniais da Chubb também se adequam à necessidade de cada cliente e se apresentam nos formatos de Riscos Nomeados ou All Risks. “Na primeira opção, o próprio cliente escolhe exatamente quais riscos deseja cobrir.

Na segunda, a cobertura é bem mais ampla e garante praticamente todos os danos materiais com algumas exceções”, explica.

Gerenciamento de Riscos

Para ajudar clientes e corretores de seguros a gerenciar os riscos durante o período de expansão da economia, a Chubb disponibiliza uma equipe de engenheiros com grande experiência no assunto.

Conforme Luciano Santos, esse trabalho consiste de uma análise aprofundada de cada caso e, em seguida, no detalhamento das ações que previnem perdas com base não apenas nas normas brasileiras, mas também em diretrizes internacionais. “Com isso, a prevenção considera tanto os prejuízos materiais quanto eventuais perdas de mercado – que constitui um risco sem amparo de seguro patrimonial”, aponta.

O executivo conta que a Chubb é reconhecida mundialmente por oferecer um serviço de gerenciamento de riscos acima da média do mercado de seguros. “Como priorizamos a utilização de engenheiros próprios, alcançamos um nível diferenciado de qualidade”, salienta.

Ao lembrar que a Chubb está presente em mais de 50 países, o Diretor afirma que a equipe de engenheiros também se destaca por estar mais preparada para lidar com cenários que são atípicos no Brasil, mas que já foram vivenciados pela seguradora em outros países. “Praticamos esses diferenciais porque o nosso objetivo é construir uma relação de longo prazo com parceiros e segurados”, conclui.

FONTE: Revista Cobertura