Suspensos registros de veículos nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul

Em preparação para as placas do Mercosul, CRVAs não terão atendimento.

Em preparação para as placas padrão Mercosul, o DetranRS suspende os serviços de registro de veículos e correlatos neste dia 17 de dezembro. Somente na segunda-feira não haverá atendimento nos CRVAs (Centros de Registro de Veículos Automotores). Na terça-feira (18), o atendimento será normal, já com as novas placas sendo colocadas.

Somente precisarão colocar a nova placa veículos novos (1º emplacamento), veículos em processo de transferência de município ou de propriedade, veículos em mudança de categoria; e ainda, aqueles que tiverem necessidade de substituição das placas, como avarias, perdas e furtos. Os demais veículos não terão data-limite para adaptação e poderão circular com as placas atuais (placa cinza) normalmente.

O procedimento para emplacamento sempre começa e termina no CRVA. Com a autorização para confecção da placa em mãos, o proprietário do veículo deve procurar uma das empresas estampadoras credenciadas ao Denatran e solicitar a placa. A listagem das empresas credenciadas ao Denatran, homologadas pelo Serpro e cadastradas no DetranRS estará disponível no site www.detran.rs.gov.br.

Depois, com a placa em mãos, o proprietário do veículo volta ao CRVA para fazer a colocação da placa no veículo e a autorização para expedição do documento. O preço da placa não é determinado pelo DetranRS, mas regulado pelo mercado.

A mudança para as placas padrão Mercosul atende a Resolução Mercosul n. 33/14, que criou o modelo único das placas para os países do bloco e está regulamentada nas resoluções 729, 733, 741, 745 e 748 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Fonte: Detran RS