Nova modalidade de Seguro é aprovada

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou nesta quarta-feira (12 de dezembro), em Brasília, a regulamentação de uma nova modalidade de seguro agrícola. Trata-se do Seguro Rural de Risco Variado (“MultiSeg-Rural”).

A norma, que ainda será publicada no Diário Oficial da União, lista as características mínimas a serem adotadas nesse seguro.

Segundo o Ministério da Fazenda, a resolução define, entre outros aspectos, as culturas e lavouras que podem ser seguradas, as coberturas mínimas, os limites máximos de indenização e o cálculo dessas indenizações, além do período de cobertura.

“Tendo em vista a grande diversidade de seguros voltados à mitigação de riscos da atividade rural, a oferta deste seguro por seguradoras permitirá aos segurados e beneficiários a comparabilidade de produtos substitutos próximos”, explica o Ministério, através de nota para a imprensa.

O texto acrescenta ainda que esse produto poderá contribuir para a maior competição e, consequentemente, redução dos custos “de um seguro que possui ampla cobertura, capaz de garantir ao produtor rural proteção de múltiplos riscos aos quais suas culturas estão expostas”.

O Ministério da Fazenda assinala ainda que as características mínimas exigidas para comercialização do seguro MultiSeg-Rural se aplicarão apenas a essa modalidade de seguro, sendo facultativa a oferta do novo produto pelas seguradoras.

FONTE: CQCS