Movimento Laço Amarelo busca conscientizar sobre a importância da manutenção preventiva nos veículos

O Movimento Laço Amarelo, que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, busca, neste mês de dezembro, reforçar a conscientização sobre a importância de se realizar uma manutenção preventiva nos veículos.

A manutenção preventiva dos veículos, além dos benefícios relacionados a uma maior segurança, propicia mais economia, pois uma peça quebrada ou um funcionamento inadequado podem gerar custos de reparo bem maiores se o problema não for identificado logo. Eficiência e valorização do bem também são argumentos para que os proprietários de veículos façam a manutenção.

Diariamente, centenas de vidas são perdidas no trânsito, gerando enorme desgaste emocional e financeiro para toda a sociedade. A intenção do Movimento Laço Amarelo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Veja abaixo os itens que demandam uma maior atenção na hora da manutenção:

Pneus

Além da tradicional verificação para ter a certeza de que os pneus não estão demasiadamente desgastados ou necessitam de rodízio entre eles, é feita a devida calibragem, levando em consideração o tipo de terreno em que o proprietário trafega mais.

Além disso, qualquer manuseio realizado nos pneus requer que o alinhamento destes seja verificado e refeito, caso necessário.

Suspensão

O conjunto de suspensão dos veículos necessita de constante atenção, dado o desgaste natural que ele sofre com o decorrer do tempo.

Um veículo com a suspensão desgastada ou mal acondicionada pode ficar extremamente desconfortável e pouco seguro, podendo acarretar graves acidentes em função da falta de manutenção.

Fluido de freios

O fluido de freios é outro item que frequentemente “passa batido” nas preocupações dos proprietários dos veículos.

Trata-se do líquido que faz com que o sistema hidráulico de frenagem funcione da forma devida. Esse fluido costuma se secar ao longo do tempo, fazendo com que os freios se tornem ineficientes.

Óleo do motor e outros líquidos

É fundamental estar sempre atento ao nível do óleo do motor. Trata-se de um item com a manutenção relativamente barata diante do estrago que pode ser feito caso esse componente não tenha a sua troca realizada no período correto.

O reparo de um motor fundido em função disso pode chegar ao valor de um terço do veículo.

Junto à verificação do nível e da textura do óleo do motor, outros líquidos também são normalmente verificados — como o que serve para o arrefecimento do radiador e o nível do tanque de água nesse mesmo sistema.

FONTE: CNseg