DetranRS lança site com ênfase em serviços e consultas

Smartphones e tablets já correspondem a 55% dos acessos ao site do DetranRS.

Segundo site mais consultado do Governo do Estado, com dois milhões de acessos ao mês, o www.detran.rs.gov.br está totalmente reformulado. De navegação facilitada, o novo site prioriza as seções mais acessadas, reduz o número de cliques necessários para se chegar às informações e adota uma linguagem mais didática.

Noventa e oito por cento do total de acessos do site do DetranRS vêm de usuários que buscam informações e serviços referentes a seu veículo, a sua carteira de habilitação ou a suas infrações.  Para facilitar a navegação desses usuários – e desafogar outros canais de comunicação do órgão – o novo site confere maior destaque a consultas e serviços.

“A ideia é entregar ao cidadão a informação desejada exigindo menos cliques, de forma mais ágil. Para isso, foi adotada uma distribuição intuitiva e simplificada das informações, o que se reflete em um layout minimalista e moderno.

Outra característica marcante da nova página é a responsividade, ou seja, o ajuste pleno a quaisquer dispositivos, especialmente aos smartphones, que já são o meio majoritário de ingresso ao portal”, explica o coordenador de Comunicação Social do DetranRS, Eduardo Manica.

O novo site não se destaca apenas pela melhor navegabilidade, mas também pelo didatismo na prestação de informações. A série de tutoriais “Detran Explica”, em formato de animação, vem para ilustrar de forma leve os principais procedimentos que suscitam dúvidas no público em geral. Quatro vídeos da série são acessíveis pela capa do site, e o repositório completo, formado por 15 vídeos, pode ser acessado em youtube.com/detranrsoficial.

Outra novidade será a disponibilização, em breve, de um chat de atendimento, que contará com uma assistente virtual que se utiliza de inteligência artificial para ajudar o cidadão na busca por informações. A ferramenta irá ao ao ar em fase de testes e será alimentada de acordo com o perfil das dúvidas dos usuários, e também permitirá, em horário comercial, conversar em tempo real com um atendente da equipe de Ouvidoria do DetranRS.

Para o diretor-geral do DetranRS, Paulo Roberto Kopschina, o novo site “quebra paradigmas, ao voltar-se completamente à oferta de serviços e consultas, destacando-as de maneira organizada e hierarquizada, empoderando o cidadão na busca pelas informações de que efetivamente precisa quando decide ingressar na página”.

O site foi desenvolvido pela Procergs, com gerenciamento da Assessoria de Comunicação Social do DetranRS. A ferramenta será demonstrada nesta terça-feira (04) pelo Governador José Ivo Sartori e pelo Diretor-Geral do DetranRS Paulo Roberto Kopschina em evento às 15h30 no Palácio Piratini.

Fonte: Detran RS