Por dentro do universo das bicicletas

Magrela, bike, bici… não importa o seu apelido, a bicicleta está no coração de todos os brasileiros, não é mesmo? E, hoje, separamos um post todinho para falar sobre o mundo das bikes! Está imperdível. Confere só!

Sua saúde sai ganhando!

Sabia que usar a bicicleta para fazer trajetos como ir ao trabalho reduz, em cerca de 60%, a chance de morte prematura em decorrência de doenças como câncer, diabetes e até mesmo, AVC? É isso mesmo! Além disso, estudos afirmam que andar de bike melhora a resistência muscular, reduz o colesterol, além de controlar a glicemia no sangue e regular a pressão arterial. Depois dessa, dá vontade de começar a andar de bicicleta agora mesmo, não é?

Boa para o meio ambiente, boa para o bolso

A gente nem precisa dizer que pedalar, além de gerar os benefícios que contamos aqui em cima, também é muito mais barato, não é? Enquanto o custo da locomoção de carro a gasolina é de R$ 0,73 por quilômetro, de bike, o ciclista investe cerca de R$ 0,12 na mesma distância.

Isso sem contar com o fato das peças e eventuais reparos de uma bicicleta terem um custo muito baixo, principalmente se comparados com os de um automóvel. O investimento para adquirir o veículo também é menor. Viu só quantas vantagens?

Importância da bike pelo mundo: o exemplo de Amsterdã

Sabe porque a capital da Holanda, Amsterdã, é considerada a cidade das bicicletas? Porque, por lá, há 880 mil bicicletas, um número quatro vezes maior que o número de carros e do que o total de habitantes, galera. Na cidade, cerca de 32% de todas as viagens são feitas de bicicleta, enquanto apenas 22% são feitas de carro.

A cidade também conta com mais de 760 km de ciclovias atravessando a cidade e, só perto da estação central de trem, há estacionamento para 10 mil bikes. Depois desses dados, a gente nem precisa falar sobre a imensa importância das bicicletas por lá, não é mesmo?

E aqui no Brasil?

A gente falou de Amsterdã, mas qual a realidade no Brasil? Bem, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), atualmente, nosso país possui 70 milhões de bicicletas e a busca por bikes para pedalar nas cidades aumentou consideravelmente, especialmente nas grandes capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, alavancadas pelo chamado sistema de aluguel de bicicleta.

Resultado da parceria entre as prefeituras e bancos, o sistema de aluguel já vem atraindo um grande número de adeptos. No Rio de Janeiro, por exemplo, a iniciativa aumentou o número de postos e bicicletas para atender a demanda.

Outro exemplo bem legal aconteceu na capital paranense, Curitiba, que foi a primeira cidade brasileira a instituir a chamada “Lei das Bicicletas”, que destina 5% das vias urbanas para a construção de ciclofaixas e ciclovias. Todas essas ciclovias deverão ser interconectadas ao centro da cidade e integradas ao transporte coletivo.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito