Generali 2021: reunindo forças para acelerar o crescimento

Seguradora define plano para os próximos três anos, depois de passar por uma fase de recuperação financeira e operacional

O Conselho de Administração da Assicurazioni Generali S.p.A (“Generali” ou o “Grupo”), presidido por Gabriele Galateri di Genola, aprovou o novo plano estratégico de três anos da seguradora, o Generali 2021: Reunindo Forças para Acelerar o Crescimento.

O plano está alinhado à ambição declarada do Grupo de ser um parceiro vitalício para os clientes, oferecendo soluções inovadoras e personalizadas graças à sua rede de distribuição inigualável.

Sua meta é liderar o setor europeu de seguros para pessoas físicas, profissionais e PMEs, construindo uma plataforma global concentrada em gestão de ativos e buscando oportunidades em mercados de alto potencial.

A Generali hoje é líder em seguros na Europa, com 63 bilhões de euros em prêmios e tem a capacidade de alavancar uma rede de distribuição que inclui mais de 150 mil agentes e vendedores em seus principais mercados.

Após uma completa recuperação financeira (2012-2015) e operacional (2016-2018), a companhia apresentou desempenho técnico e operacional, alcançando um índice combinado de P&C de 92,8% e uma margem de novos negócios em seguro de Vida de 39,2% em 2017. A Generali também lançou uma estratégia concentrada em gestão de ativos em 2017, com 487 bilhões de euros em Ativos Sob Gestão.

A estratégia Generali 2021 continuará a evolução dos negócios e está centrada em torno de quatro principais convicções diferenciadoras:

• Os mercados de seguros europeus continuarão atraentes: A alta acumulação de recursos privados apoiará a venda de produtos de Vida e Gestão de Ativos, enquanto as tendências demográficas e a redução nos gastos públicos impulsionarão o desenvolvimento de serviços de aposentadoria, saúde e bem-estar.
  • Os mercados de Varejo e PME estão impulsionando o crescimento rentável: Os clientes de varejo desempenharão um papel fundamental nos negócios de seguros futuros, ao passo que o segmento de pequenas e médias empresas é uma oportunidade essencial nos mercados centrais, como a Itália e a Alemanha.
  • Uma oferta integrada de Seguros e Gestão de Ativos é fundamental para os clientes em todo o mundo: Os clientes estão buscando produtos integrados de Vida e Gestão de Ativos para proteger e aumentar seus ativos, à medida que mudanças macro e demográficas estão aumentando a demanda por soluções inovadoras de P&C e Saúde. Essa integração reflete a mudança do foco de “produtos” para “clientes” e de “proteção e indenização” para “prevenção e manutenção”.
  • Distribuição física fortalecida e não substituída por plataformas digitais: As redes de distribuição física continuarão sendo uma vantagem competitiva no setor, uma vez que são cada vez mais habilitadas por ferramentas digitais, o que permitirá maior satisfação do cliente, produtividade e eficiências.

Comentando o anúncio, o CEO do Grupo Generali Philippe Donnet afirmou que: “Hoje, a Generali revela uma estratégia ambiciosa – o Generali 2021 – que acelerará o crescimento do Grupo e entregará retornos superiores aos nossos acionistas. A nossa principal ambição é tornar-se um parceiro vitalício para os nossos clientes, oferecendo soluções inovadoras e personalizadas graças a uma inigualável rede de distribuição.

“Essa visão estratégica clara e diferenciada nos fortalece para consolidarmos a liderança na Europa em clientes de varejo e de pequenas e médias empresas, expandir operações em mercados de alto potencial e desenvolver uma plataforma global de gestão de ativos.

Ao mesmo tempo, a Generali continuará se concentrando em gerar e gerenciar capital para financiar oportunidades de crescimento em mercados-chave e impulsionar a inovação e a transformação digital onde quer que operemos. Graças a este conjunto de ações, a Generali alcançará entre 6 e 8% de crescimento médio anual de lucro por ação ao longo do horizonte do plano.

“Estamos ansiosos para implementar este novo plano estratégico, sabendo que o nosso histórico de entrega, impulsionado por nossos talentosos colegas e sustentado por nossa forte marca e cultura de sustentabilidade a longo prazo, garantirá seu sucesso.”