Associação de Proteção Veicular: Polícia prende dono que pagava resgate a traficantes para recuperar veículos

Além de prejudicar consumidores, empresa de associação veicular estimula crime organizado. Essa foi a conclusão da polícia do Rio de Janeiro ao prender o dono de uma cooperativa que, para evitar o pagamento de indenização aos clientes, negociava com traficantes a devolução de veículos roubados.

O dono da cooperativa, Gustavo da Costa de Souza, Marcos Alves de Souza, gerente e Edgard Gomes de Souza que negociava o resgate foram presos nesta terça, dia 27.

Segundo o delegado Roberto Ramos, do 33º DP que conduziu as diligências, disse que a prática de pagar pelos resgates dos veículos é comum nas cooperativas que funcionam fazendo caixa de associação de mútuos. “Todos que fazem parte da cooperativa pagam um valor mensal que é de onde é retirado o dinheiro para pagamento dos sinistros”. O delegado explicou que isso fomentou mais o roubo de carros.

Ele explicou a atuação da quadrilha acontecia quando o veículo de alguém que fazia parte da cooperativa era roubado. “Os representantes da associação pagavam resgate aos traficantes que incentivavam e autorizavam o roubo de veículos”, disse.

O delegado lembrou ainda que as cooperativas não são reguladas pela Susep. “A atividade dessas associações concorre com as seguradoras oficiais. Elas atuam no vácuo com um preço um pouco abaixo. Elas não dão a segurança para os associados”, concluiu o delegado.

FONTE: CQCS | Sueli Santos com informações do R7