MAPFRE Saúde explica a diferença entre dor nas costas e na coluna

Postura correta ao sentar e praticar exercício físicos regularmente minimizam as dores.

É comum que muitas pessoas confundam o incomodo nas costas com dor na coluna, porém, esses problemas de saúde são bem diferentes.

Entre os principais causadores do desconforto estão os exercícios praticados de maneira errada, má postura, sedentarismo, estresse, quedas e outros problemas de saúde que podem afetar a região.

Diante disso, a MAPFRE Saúde reuniu algumas dicas que auxiliam o beneficiário a identificar e tratar a doença de forma correta.

De acordo com o médico Roberto Cury, responsável técnico da Mapfre Saúde, a dor nas costas está diretamente relacionada a fatores musculares. “Geralmente, as tensões ou lesões nos músculos são provocadas por esforços físicos intensos ou repetitivos”, comenta.

“Já a dor na coluna está associada aos problemas ósseos, ou seja, escorregamento das vértebras, desvios dos eixos normais da coluna, hérnia de disco, entre outros. Além disso, as dores podem irradiar para outras partes do corpo, como pernas e braços”, afirma Cury.

O especialista ressalta que apesar de algumas dores diminuírem com remédios analgésicos, o ideal é procurar o médico ortopedista para realizar um diagnóstico mais preciso e indicar o tratamento correto de lesões que envolvem os ossos, músculos das mãos, braços, pernas, quadril e também da coluna.

Programa Vida Saudável

A MAPFRE Saúde disponibiliza para os seus beneficiários o “Programa Vida Saudável” que identifica, direciona e acompanha o tratamento do segurado na rede referenciada.

“O programa trabalha sempre com foco na prevenção para que situações comuns possam ser evitadas a partir de cuidados com o fortalecimento e bons hábitos como exercícios assistidos e alimentação equilibrada.

Para pessoas que já apresentam alterações na coluna, por exemplo, com dores e limitações, a companhia dá apoio e suporte para todas as situações, desde as mais brandas, que podem ser tratadas com fisioterapia, até questões mais graves que exigem procedimento cirúrgico”, finaliza Cury.

Para outras informações sobre o programa, entre em contato pelo telefone 0800 117 2833.

FONTE: CDN Comunicação