Dando exemplo em Gestão Ambiental

O sistema do CESVI para gerenciamento de resíduos sólidos em pátio de salvados ficou em primeiro lugar no Prêmio AEA de Meio Ambiente.

O CESVI BRASIL é responsável pela gestão do pátio de veículos salvados do Grupo Segurador BANCO DO BRASIL e MAPFRE, localizado na cidade de Caçapava (SP). Nesse local, são realizados leilões desses veículos segurados que, após um sinistro, são considerados como de “indenização integral”.

No decorrer desse processo em que a companhia tem de remover o automóvel do local em que se encontra e alocá-lo no pátio onde ficará aguardando sua destinação, há produção de resíduos sólidos, o que pode gerar risco ambiental. Mas não no pátio de Caçapava.

Com três anos de operação, essa unidade já nasceu com o conceito de inovação em sustentabilidade e hoje possui um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos, implantado com base nas normas e leis ambientais vigentes. Os resíduos provenientes dessa cadeia são gerenciados desde a sua origem – a recepção no pátio – até a destinação final, o que permite o controle e a rastreabilidade dos resíduos.

O trabalho tem sido tão bem feito que, em junho, o CESVI BRASIL ganhou o Prêmio AEA de Meio Ambiente na categoria “Responsabilidade Ambiental” com o projeto “Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Pátio de Veículos Salvados”.

Para se ter uma ideia da dimensão dessa conquista, o trabalho do CESVI ficou em primeiro lugar tendo concorrentes como o “Programa de Carbono Neutro”, da Fiat, e “A Casa Verde”, da Volvo do Brasil. Ao todo, 69 trabalhos foram inscritos para a premiação, cujos vencedores foram revelados em evento para 180 convidados no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo.

Saiba como isso funciona nesta matéria da Revista CESVI.

http://www.cesvibrasil.com.br/Portal/Principal/Arquivos/Download/Upload/Gest%C3%A3oambiental.pdf

Fonte: Cesvi Brasil