Travelers lança seguro de RCP para advogados

A Travelers lança este mês, no Brasil, o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RCP) dedicado exclusivamente a escritórios de advocacia. A cobertura prevê a indenização para o escritório nos casos em que o advogado, associado ou sócio for processado por cometer erros que impliquem em prejuízo a clientes por ele atendidos.

Como diferencial, a empresa traz uma cobertura adicional: profissionais que atuam em secondment também entram na apólice, além daqueles que são designados para trabalhar em uma base temporária em outra organização.

“Nós já oferecemos o Seguro de RCP para outros profissionais, incluindo engenheiros, arquitetos e agentes de viagem, e estamos ansiosos para oferecê-lo também aos advogados”, diz Leonardo Semenovitch, diretor-presidente da companhia no Brasil.

Situações em que os clientes processam seus advogados não são incomuns. O Superior Tribunal de Justiça já decidiu anteriormente que o cliente pode processar seu advogado se esse lhe causar danos morais e materiais e tiver agido com negligência na condução do processo.

Em um exemplo, um advogado foi processado por não ter defendido adequadamente o direito de seu cliente de retenção por benfeitorias, o que teria causado a perda do imóvel em disputa, além de ter deixado transcorrer o prazo para apelação sem se manifestar.

O seguro abrange também as custas com despesas judiciais e/ou extrajudiciais para eventual defesa do advogado (procedimentos arbitrais, honorários advocatícios, despesas com perícias, investigações, entre outros).

Também oferece cobertura para gastos com publicidade e relações públicas (no caso da necessidade de reverter uma imagem negativa) e proporciona aos escritórios e aos profissionais maior proteção em termos financeiros e reputacionais.

“Temos foco de atuação em escritórios de pequeno e médio porte, oferecendo um produto sofisticado e adequado aos riscos identificados”, completa o executivo.

Fonte: Revista Apólice