Lucro de seguradoras cresce com ajuda de ganho operacional

Valor Econômico informa que o setor de seguros conseguiu consolidar o melhor resultado operacional para um terceiro trimestre em pelo menos quatro anos, na comparação anual, conforme um levantamento feito pelo jornal com os balanços das empresas.

O desempenho é resultado direto do esforço das seguradoras para compensar o menor ganho financeiro com a aplicação das reservas técnicas, devida a queda da taxa de juros.

O resultado operacional das cinco maiores seguradoras listadas na bolsa alcançou R$ 3,15 bilhões entre julho e setembro, ou seja, 62,5% acima do ganho financeiro líquido do grupo no período.

Daqui para frente, as empresas acreditam que o resultado operacional será favorecido pelo cenário econômico melhor, que deve aumentar a demanda pelas proteções e ajudar na melhora de margens.

Os grupos ainda consideram que o recuo do resultado financeiro, impactado pelo ciclo de corte da taxa básica do Banco Central entre outubro de 2016 e maio de 2018 e pela volatilidade dos mercados antes das eleições, vai parar de prejudicar os balanços.

Fonte: SINDSEGSP – Valor Econômico