Saiba mais sobre os impactos do trânsito na saúde e no meio ambiente

Além da fumaça, buzina e dos engarrafamentos constantes, o trânsito tem muita influência no nosso dia a dia, especialmente na nossa saúde e no meio ambiente. Mas você já parou para pensar sobre quais são esses impactos na prática? Para estimular essa reflexão, preparamos um post especial. Vamos conferir?

Ruído do trânsito faz com que pássaros cantem menos e mais baixo

O trânsito tem um grande impacto na natureza e um dos exemplos são os pássaros. Um estudo da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, descobriu que eles cantam de forma diferente por causa do ruído gerado pelo trânsito de veículos nas grandes cidades. Além de cantarem mais baixo e de forma mais curta, o trânsito também piora a capacidade dos pássaros de atrair companheiros e defender seu território. Bem triste, não é?

Atropelamento de animais silvestres no Brasil

E, por falar em animais, o trânsito também tem impacto direto em outra questão: o atropelamento deles, especialmente nas grandes rodovias. De acordo com o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), estima-se que, diariamente, aproximadamente 1,3 milhão de animais morrem nas rodovias brasileiras. A maioria dos animais mortos por atropelamento são pequenos vertebrados, como sapos, aves, cobras, entre outros. Um baita impacto para a fauna brasileira! Depois dessa informação, a boa é ficar de olho, especialmente se for pegar a estrada!

Duas horas no trânsito equivalem a fumar um cigarro e meio

Um estudo realizado recentemente pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que passar duas horas no trânsito equivale a fumar um cigarro e meio. Sabe o que isso quer dizer na prática? Que grande parte dos moradores de grandes cidades é, no mínimo, fumante passivo. 😣 O resultado da pesquisa da USP vem acompanhado de um alerta: os pesquisadores afirmam que, se nenhuma medida de controle da poluição for adotada, mais de 51 mil pessoas devem morrer de doenças relacionadas ao problema até 2025. É bom ficar de olho!

Proteção ao meio ambiente é garantida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Depois de tantos dados negativos, uma notícia boa! A legislação de trânsito prevê sanções aos condutores e proprietários de veículos que agridem o meio ambiente, tanto de forma ativa quanto passiva. É isso aí!  O artigo 227, do CTB, por exemplo, estipula em quais situações e horários é permitido usar a buzina. Já o artigo 231 fala sobre o derramamento de carga de qualquer objeto ou combustível sobre a via, bem como sobre a produção de fumaça, gases ou partículas em níveis superiores ao permitido. Mais uma prova de que o CTB foi feito para ser usado além da autoescola, viu, galera?

Através desse post mostramos que, além do impacto no meio ambiente, as poluições sonoras e atmosféricas do trânsito também podem afetar a saúde dos condutores e pedestres. Por isso, é importante pensarmos juntos no que pode ser feito para reduzir esses impactos.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito