Como funcionam os seguros para carros antigos, superesportivos e blindados

Se boa parte da frota nacional circula sem seguros, mesmo tendo acesso teoricamente fácil a eles, o que dizer de superesportivos? Ou de algum clássico precioso ou até mesmo de um simples veículo blindado? Apesar de boa parte desses automóveis poder custar mais de R$ 1 milhão, protegê-los não é tarefa das mais fáceis, já que a grande maioria das seguradoras e corretores evita ao máximo trabalhar com esse tipo de automóvel.

Quando se fala nos antigos, a grande verdade é que não existe seguro. Não, pelo menos, como se concebe o serviço hoje, pois não existe aceitação da apólice completa, que inclua a colisão. Quando aceitam, só há cobertura para roubo e furto, com guincho e assistência 24 horas.

Uma inovação no segmento veio da Porto Seguro, com a apólice Porto Seguro Residência Premium. Esse seguro residencial pode incluir veículos que tenham placa preta (atestado oficial de originalidade para carros com 30 anos ou mais) que pernoitam na residência.

O produto oferece cobertura opcional de até R$ 100.000 para os automóveis do segurado, ascendentes, descendentes e cônjuge por danos causados por incêndio, explosão e fumaça.

Barreira dos cinco anos

Superesportivos são outra grande causa de dor de cabeça para os corretores de seguro automotivo.

“A primeira dificuldade está em modelos importados que não estão cadastrados no sistema das seguradoras, devido à pouca quantidade desses veículos no Brasil”, explica Marcio de Paiva Costa, da corretora Mazetto Seguros, de São Paulo, que também atende a blindados e carros de leilão.

A grande dificuldade está nos superesportivos importados que não estão cadastrados no sistema das seguradoras

“Se conseguirmos fazer o enquadramento, surge outro problema: o valor do veículo. E aqui entra uma verdadeira negociação com as seguradoras para que elas aceitem o contrato. Se o veículo tiver mais de cinco anos, as chances de aceitação são mínimas. Nesse caso, apenas 3 das 17 seguradoras com as quais trabalhamos aceitam o seguro”, diz.

A questão da idade do automóvel afeta também os blindados. Os que têm até quatro anos podem ser assegurados do mesmo modo que os carros comuns. Nesse caso, o cliente contrata o seguro total mais o valor de cobertura para blindagem.

Só é preciso apresentar a documentação da blindagem, que inclui a nota fiscal do serviço, a Autorização do Exército para Blindagem e o documento atualizado do automóvel, quando o cliente blinda o carro depois de já ter feito o seguro para o veículo.

Resumindo, é quase como se o seguro de blindados fosse dois produtos em um, ou seja, seguros separados para o carro e para a blindagem. “E, mesmo assim, apenas duas seguradoras do mercado aceitam veículos com blindagens de mais de cinco anos. Mas o seguro não é para a blindagem. Apenas para o veículo em si”, afirma Costa.

Fonte: Quatro Rodas