DetranRS e Seduc lançam material educativo de trânsito para professores

Subsidiar a abordagem do tema trânsito na rede escolar do Rio Grande do Sul. Esse é o objetivo do caderno pedagógico sobre educação e segurança no trânsito, elaborado para qualificar a parceria entre a Escola Pública de Trânsito do DetranRS e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) que prevê capacitações para multiplicadores.

O material foi lançado no II Seminário Estadual da Cipave, realizado na terça (06), na Feevale, em Novo Hamburgo, e pretende subsidiar o trabalho de professores da rede regular de ensino como agentes multiplicadores com potencial para desenvolver um trabalho contínuo com o tema trânsito.

O caderno pedagógico está disponível para download no site www.detran.rs.gov.br (banner Material Pedagógico) e reforça a pertinência de se trabalhar a temática nas escolas e as delimitações do assunto. Aborda também a forma como o trânsito é organizado para o compartilhamento do espaço público, as regras de circulação e o papel de cada partícipe – condutor, pedestre, ciclista, passageiro, motociclista. São apresentados também subsídios para a elaboração de ações educativas pelos professores, fomentando a compreensão de que o trânsito se constitui em espaço importante de convivência social constituído por relações de respeito mútuo e de cooperação.

Além do caderno, também está disponível para download uma cartilha com sugestões de recursos pedagógicos para utilização em sala de aula. Histórias adaptadas, jogos, músicas, vídeos e recursos virtuais são apresentados.

Há ainda, a proposta de atividades para a problematização de situações e acompanhamento dos alunos, abordando comportamentos solidários e de respeito à vida, cooperando para a formação de cidadãos, na sua mais ampla acepção.

Clique aqui para ler o Caderno Pedagógico Educação para o trânsito nas escolas.

http://www.detran.rs.gov.br/upload/1541531088_AF_DETRAN-Caderno%20pedagogico-A5-WEB.pdf

Clique aqui e veja as sugestões de Recursos Pedagógicos.

http://www.detran.rs.gov.br/upload/1541531101_AF_DETRAN-Recursos-pedagogicos-A5_WEB.pdf

Sobre a Cipave

 

O Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Seduc e parceiros, possui o programa denominado Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), cuja finalidade é combater a violência e evitar acidentes envolvendo estudantes, trazendo para o debate todos os envolvidos no processo educativo. A partir das comissões e suas constatações acerca dos problemas que preocupam a escola, surge a necessidade de formar uma “rede de apoio”.

 

Nesse sentido, a temática trânsito, caracterizada como uma das manifestações de violência que atingem a comunidade escolar, não poderia ficar excluída deste processo. Utilizando os canais e a expertise já consolidados por essas comissões, a Escola Pública de Trânsito do DetranRS encontra suporte para propor a inserção do tema trânsito nas escolas da rede pública estadual.

 

A inclusão da educação para o trânsito como tema transversal nas escolas visa à mudança da cultura de violência no espaço público, buscando a sistematização, a continuidade, a interdisciplinaridade e a construção de valores éticos e morais fundamentais para a formação cidadã e a transformação social. Para compreender a realidade e modificá-la, a participação dos professores é estratégica devido à sua experiência em sala de aula e ao seu vínculo com a comunidade escolar e com o entorno da própria escola.

 

Fonte: Detran/RS – Foto: Letícia Sielecki – ACS Detran/RS